%1

[ENCONTRO] Última reunião de 2015

por Inti Queiróz

No dia 17 de novembro ocorreu a última reunião do ano de 2015 do grupo de pesquisa Diálogo (CNPQ) com a presença da líder do grupo a Profa. Dra. Sheila Vieira de Camargo Grillo e os demais participantes: Arlete Machado Fernandes Higashi, Inti Anny Queiroz, Dr. Luiz Rosalvo Costa, Dra. Maria Glushkova e Dra. Simone Ribeiro de Avila Veloso.

Na primeira parte da reunião discutimos o artigo apresentado pela Dra. Simone Veloso intitulado “A responsividade do leitor no gênero carta ao leitor: análise de enunciados publicados no jornal O Estado de S. Paulo”. A discussão sobre o artigo da Simone girou em torno, principalmente, de questões teóricas, a exemplo do conceito de ênfase valorativa e entonação expressiva, considerações feitas por Sheila, sobre sujeito-autor e responsabilidade do ato, abordados por Arlete e também sobre os enunciados da teologia da libertação, constante da análise do trabalho, sinalizados por Luiz Rosalvo.

Na segunda parte da reunião o grupo discutiu a polêmica reorganização das escolas estaduais no estado de São Paulo que pretende fechar 94 escolas prejudicando mais de 300 mil alunos na rede estadual. O grupo se mostrou comovido e não concorda com esta ação do governo do estado. Concordamos que não há uma explicação pedagógica para tal ação, já que a maioria das pesquisas da área de educação apontam que a divisão entre as faixas etárias não beneficia  a aprendizagem além de prejudicar a logística de locomoção do adolescentes até escolas mais distantes. É relevante lembrar que a educação paulista precisa de diversas mudanças, como a redução de alunos por sala de aula, melhores salários para os professores e melhores condições de ensino, porém nenhum destes pontos foram contemplados na reorganização que foi proposta.

Na terceira parte da aula, o grupo discutiu a metodologia das reuniões do grupo e o calendário de encontros para o ano de 2016. No próximo ano, o grupo deve continuar com  o método de leitura das obras do Círculo de Bakhtin e incentivar a escrita de artigos entre seus participantes. Também foram propostos:

- A criação de um arquivo permanente de revistas interessantes para publicação.

- Maior diálogo com outras teorias.

- Participação no Simpósio Internacional de Análise do discurso na UFMG em setembro de 2016.

Os encontros do grupo em 2016 foram agendados para as seguintes datas e sempre às sextas-feiras:  04/ março; 08/abril; 20/ maio; 17/junho; 05/ agosto e 09/setembro (data em que acontecerá a Jornada do grupo).

Na quarta parte da reunião, discutimos o ínício do planejamento para a produção da I Jornada do Grupo de Pesquisa Diálogo que acontecerá no início de setembro na Letras – USP e contará com a presença de todos os integrantes do grupo.

Encerramos, assim, nossas atividades do ano de 2015, esperando por um 2016 ainda mais produtivo para todos! Até breve!

GP DIÁLOGO USP/CNPq

Large group of people seen from above gathered together in the shape of a link symbol. Fonte: ShutterStock

Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, o grupo é fruto de uma parceria entre professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de universidades brasileiras e estrangeiras. Liderado pelas professoras Sheila Vieira de Camargo Grillo (USP) e Flávia Silvia Machado (Université de Poitiers), o objetivo principal do blog é registrar as atividades de pesquisa do grupo, como a discussão em torno de textos e artigos de autoria dos membros pesquisadores e estudantes.

Siga nosso Twitter: @BakhtinCircleBR

Nossa página no diretório de grupos de pesquisa do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1085351391871051

__________________________

Based at the "Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas" of University of  São Paulo, Diálogo is a research group orginated by the partnership among professors, researchers and post-graduation students from Brazilian and foreigner universities. Led by Sheila Vieira de Camargo Grillo (USP) and Flávia Sílvia Machado (Université de Poitiers), the main purpose of this blog is registering the group research activities, such as the discussion around the member's authored articles and other theoretical readings.

Follow us at Twitter @ BakhtinCircleBR

Editoria e curadoria do site:                    Técnico responsável:

Flávia Silvia Machado                                 Thiago Gomes Veríssimo

Inti Anny Queiroz

Sheila Vieira de Camargo Grillo

Maria Isabel Fernandes Bezerra

Doutoranda na área de Filologia e Língua Portuguesa (USP), onde pesquisa o gênero artigo de opinião, com orientação da profa. dra. Sheila Grillo. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (bolsista Capes), pela PUC-SP, onde desenvolveu a dissertação intitulada "Análise dialógica do gênero artigo de opinião em livros didáticos para o ensino médio", com orientação da profa. dra. Elisabeth Brait (2013).  Bacharel e licenciada em Letras - Linguística pela Universidade de São Paulo (2003), onde realizou projeto de iniciação científica (bolsista CNPq) sob orientação da profª drª Diana Luz Pessoa de Barros, intitulado "A paráfrase no discurso de adolescentes". Atualmente é professora de língua portuguesa e literatura no Colégio Notre Dame, em São Paulo.

E-mail: 123bebel@gmail.com

Currículo Lattes

Sueli Pinheiro da Silva

Doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Pará; especialista em Linguística Aplicada (UFPA); Especialista em Avaliação (UNB); Mestre em Linguística (UFPA). Docente na Universidade do Estado do Pará com trabalhos voltados para os Estudos do Discurso, Linguística Aplicada (com ênfase no ensino de Língua Portuguesa, formação e identidade docente) e Teoria Bakhtiniana. Defendeu a dissertação intitulada “Leitura e formação docente nas vozes de futuros professores” (2007). Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa GELPEA- Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia, no qual coordena a linha de pesquisa Estudos do Discurso e é membro da linha Práticas de Ensino de Línguas e Letramentos.

E-mail: suelipinheiro2011@gmail.com

Currículo Lattes

I Jornada do GP DIÁLOGO - INSCRIÇÕES (PÔSTER E OUVINTE)

A I Jornada do GP Diálogo ocorrerá no dia 09 de setembro de 2016, na sala 266 do prédio de Letras da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP, e será aberta a ouvintes e à participação com apresentação de trabalho na modalidade pôster.

Acesse os formulários para fazer sua inscrição: Pôster/Ouvinte.

[ENCONTRO] Reuniões do grupo Diálogo - março e abril de 2016

Até o momento já tivemos dois encontros do nosso grupo de pequisa. O primeiro ocorreu no dia 04 de março e o segundo, no último dia 08 de abril.

No primeiro encontro, discutimos a leitura do artigo do pesquisador e membro Luiz Rosalvo, que propos uma análise da palavra "selfie" enquanto signo ideológico. Dentre as questões colocadas, podemos destacar as seguintes:

- Como essa palavra entrou nas línguas estrangeiras e como isso retrata a identidade ideológica? A palavra já está disionarizada no Brasil e como ela é utilizada em revistas brasileiras? Segundo o que apontou Ekaterina, o signo ideológico é passivo e ativo. Ele também pode influenciar a realidade, será que isso influencia a realidade. Ele retrata uma realidade, assim como ele a distorce. Será que “selfie” distorce a realidade?

- Como a palavra selfie é composta do ponto de vista linguísitico?

- No trabalho de Rosalvo, a palavra "selfie" refere-se ao signo ideológico ou ao fenômeno em tordo dele?

- Qual seria a refração desse signo ideológico em diferentes esferas da atividade humana?

No encontro de abril, Rosalvo nos apresentou uma versão final do artigo, com algumas reformulações e maior aprofundamento da parte teórica. Segundo Sheila, "a segunda versão desenvolveu tanto a questão da ideologia do cotidiano (lugar privilegiado de circulação do termo "selfie") quanto os aspectos morfológicos da palavra".

Além da discussão sobre a releitura do artigo de Luiz Rosalvo, que foi muito elogiado e novamente trouxe uma boa discussão ao grupo, a segunda parte de nosso encontro foi utilizada para tratar da Jornada do Diálogo que ocorrerá em 09 de 2016.
 
Nossa próxima reunião será no dia 20 de maio e discutirá o artigo da nossa colega e pesquisadora Arlete. Até breve!