[ENCONTRO] Reuniões do grupo Diálogo - março e abril de 2016

Até o momento já tivemos dois encontros do nosso grupo de pequisa. O primeiro ocorreu no dia 04 de março e o segundo, no último dia 08 de abril.

No primeiro encontro, discutimos a leitura do artigo do pesquisador e membro Luiz Rosalvo, que propos uma análise da palavra "selfie" enquanto signo ideológico. Dentre as questões colocadas, podemos destacar as seguintes:

- Como essa palavra entrou nas línguas estrangeiras e como isso retrata a identidade ideológica? A palavra já está disionarizada no Brasil e como ela é utilizada em revistas brasileiras? Segundo o que apontou Ekaterina, o signo ideológico é passivo e ativo. Ele também pode influenciar a realidade, será que isso influencia a realidade. Ele retrata uma realidade, assim como ele a distorce. Será que “selfie” distorce a realidade?

- Como a palavra selfie é composta do ponto de vista linguísitico?

- No trabalho de Rosalvo, a palavra "selfie" refere-se ao signo ideológico ou ao fenômeno em tordo dele?

- Qual seria a refração desse signo ideológico em diferentes esferas da atividade humana?

No encontro de abril, Rosalvo nos apresentou uma versão final do artigo, com algumas reformulações e maior aprofundamento da parte teórica. Segundo Sheila, "a segunda versão desenvolveu tanto a questão da ideologia do cotidiano (lugar privilegiado de circulação do termo "selfie") quanto os aspectos morfológicos da palavra".

Além da discussão sobre a releitura do artigo de Luiz Rosalvo, que foi muito elogiado e novamente trouxe uma boa discussão ao grupo, a segunda parte de nosso encontro foi utilizada para tratar da Jornada do Diálogo que ocorrerá em 09 de 2016.
 
Nossa próxima reunião será no dia 20 de maio e discutirá o artigo da nossa colega e pesquisadora Arlete. Até breve!