Ata da reunião de 21/10/2021

Todos participaram à distância em razão da quarentena da Covid-19: Ana Lúcia Guedes Pinto, Arlete Fernandes Higashi, Beatriz Amorim Silva, Cássia dos Santos, Mait Paredes Antunes, Miguel Fegadolli, Sheila Vieira de Camargo Grillo, Sueli Pinheiro, Taciane Domingues Ferreira, Vanessa Fonseca Barbosa, Yuri Andrei Batista Santos.

- Informes

- Discussão do artigo de Mait Paredes Antunes, O neoliberalismo é uma ideologia?

Às 13:30, pela plataforma Google Meet,  iniciou-se a reunião mensal do grupo Diálogo.

Primeiramente, foram dados os seguintes informes: o doutorando Yuri Andrei Batista Santos realiza seu estágio de doutorado na Université Paris, sob a orientação da profa. Patricia von-Münchow, com bolsa BEPE-FAPESP, dentro do quadro de uma cotutela entre a USP e a Université Paris; o livro “Analyse du discours comparative/contrastive : éléments pour un cadre théorique” está em fase de revisão final na editora Peter Lang; a reunião de novembro foi reagendada para 25/11/21 (quinta-feira, às 15:00).

Na discussão do artigo de Mait Paredes Antunes, O neoliberalismo é uma ideologia?, destacou-se, em princípio, a qualidade da escrita e da pesquisa bibliográfica da autora. Em seguida, foi sugerida uma reelaboração e reapresentação do artigo na reunião do mês de novembro. Foi proposto que a autora delimitasse como tema central o conceito de “precariado” em teóricos contemporâneos das ciências humanas, a fim de mostrar a polêmica em torno do conceito, ou seja, como os enunciados da esfera científica têm discutido e formulado esse conceito. Para isso, a análise da autora pode se orientar pelos conceitos de enunciado, esferas, ideológicas, ideologia, signo ideológico e polêmica (aberta e velada) da obra de Bakhtin e do Círculo. Os presentes destacaram, por fim, a relevância e atualidade da pesquisa de Mait Paredes Antunes.

Ao final da reunião, foi acertado que os integrantes leriam os artigos de Urbano Cavalcante Filho e/ou de Mait para o próximo encontro, a partir da disponibilidade de cada um.

A reunião encerrou-se às 16h30.​​​​​​​