%1

Ata da reunião de 16/09/2021

Todos participaram à distância em razão da quarentena da Covid-19: Alessandro Santos de Lima, Andressa Letícia Villagra Silva, Arlete Fernandes Higashi, Beatriz Amorim Silva, Cássia dos Santos, Giulia Chiaradia Gramuglia Araújo, Mait Paredes Antunes, Miguel Fegadolli, Sheila Vieira de Camargo Grillo, Taciane Domingues Ferreira, Urbano Cavalcante da Silva Filho, Vanessa Fonseca Barbosa, Vânia Torga, Yuri Andrei Batista Santos.

Pauta:

- Apresentações das Conferências :

Tema: Лингвокультурологические исследования в Санкт-Петербургском Горном Университете (“Pesquisas em linguoculturologia na Universidade de Minas de São Petersburgo”) . Dária Shúkina (Chefe do Departamento de Língua e Literatura Russa da Universidade de Minas de São Petersburgo e uma das líderes do GP - Diálogo)

Tema
: Особенности научных текстов по геологии конца XIX века. (Especificidades dos textos científicos de geologia do final do século XIX) - Nadezhda Ivanova (doutoranda na Universidade de Minas de São Petersburgo)

Reunião:

Às 13:30, pela plataforma Google Meet,  iniciou-se a reunião mensal do grupo Diálogo.

As duas conferências foram proferidas em língua russa e traduzidas pela líder do Grupo Sheila Grillo.

A profa. Dária Shúkina apresentou as 4 linhas de pesquisa desenvolvidas no âmbito do Departamento de Língua e Literatura Russa da Universidade de Minas de São Petersburgo, a saber: Лингвокультурологические исследования (Pesquisas em linguoculturologia); Исследование научного и учебно-научного дискурса (Pesquisa do discurso científico e acadêmico), Исследование делового дискурса (Pesquisa do discurso de negócios), Исследование художественного дискурса (Pesquisa do discurso literário). A professora descreveu os temas de várias teses de doutorado orientadas por ela no domínio dessas linhas de pesquisa e destacou o trabalho de ensino da língua russa para estudantes estrangeiros na Universidade de Minas de São Petersburgo. Todas as teses desenvolvidas têm uma dupla preocupação: justificar a relevância científica e ao mesmo tempo demonstrar as aplicações práticas das pesquisas para o ensino de língua russa e os cursos de Mineralogia.

Nadezhda Ivanova apresentou os objetivos de sua pesquisa de doutorado que está no primeiro ano. Ela relatou o conteúdo de 4 artigos já escritos, três dos quais já publicados, em que ela pesquisa o léxico da área de geologia; bem como as características do gênero “nota” em textos do final do século XIX e início do XX. Em relação ao gênero nota, a pesquisadora destacou, entre outros, a presença de avaliações pessoais e do uso da primeira pessoa do singular em textos científicos do século XIX, características que desaparecem dos textos do século XX, que se tornaram mais “secos” e sem marcação da subjetividade do geólogo. Atualmente, a doutoranda começa um artigo sobre textos literários escritos pelo geólogo russo V.А. Obrutchev sobre o Ártico.

Após as apresentações, os integrantes do Diálogo fizeram perguntas que foram prontamente respondida pela professora Dária e a pós-graduanda Nadiéjda.

A reunião encerrou-se às 15h25.