%1

Ata da reunião de 10/03/2022

 

Presentes: Alessandro Santos de Lima (presencial), Ana Carolina Pais (a distância), Ana Lúcia Guedes Pinto(a distância), Andressa Letícia Villagra Silva(a distância), Arlete Fernandes Higashi (presencial), Beatriz Amorim Silva (a distância), Cássia dos Santos (a distância), Giulia Gramuglia (a distância), Igor Bezerra de Mesquita (a distancia), Letícia Thomé de Oliveira (a distância), Mait Paredes Antunes (a distância), Miguel Fegadolli (presencial), Sheila Vieira de Camargo Grillo (presencial), Sueli Pinheiro (a distância), Taciane Domingues Ferreira (a distância), Yuri Andrei Batista Santos(a distância), Urbano Cavalcante Filho (a distância), Valentina Nicolino Pereira (a distância), Vânia Torga (a distância).

Pauta:

- Informes

- Boas práticas acadêmicas

- Discussão do artigo “Silêncio e sentidos: entonações enunciativas” da professora Sueli Pinheiro.

- Agenda do primeiro semestre de 2022

Reunião:

Às 15:00, pela plataforma Google Meet e também na sala 263 do prédio de Letras (FFLCH-USP),  iniciou-se a reunião de março do grupo Diálogo.

Durante os informes, o doutorando Yuri relatou o processo de organização, em parceira com Daniela Nienkötter Sardá, Vanessa Fonseca e Urbano Cavalcante Filho, de 2 números do periódico Linha d’Água dedicados à Análise de Discursos Comparativa: um dedicado aos estudos da linguagem e outro aos estudos literários; a doutoranda Taciane Domingues informou sobre a publicação iminente de um artigo na revista Alfa (UNESP, A1) em coautoria com pesquisadora do grupo Maria Glushkova; a líder do grupo Sheila Grillo relatou a finalização dos relatórios de qualificação das mestrandas Beatriz Amorim Silva (qualificação agendada para 17/03) e Cássia dos Santos (qualificação agendada para 24/03), bem como das dissertações de mestrado de Giulia Gramuglia (defesa em 30/03) e Mait Paredes Antunes (defesa em 07/04).

Como boas práticas acadêmicas, Yuri destacou a necessidade de citar os pares em nossos artigos e relatou uma experiência em que um trabalho seu foi usado, mas não resultou na necessária referenciação; e Sheila destacou a diferença entre a citação de um livro autoral, usando como exemplo a obra “Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem” de Valentin Volóchinov, e uma coletânea organizada, ao citar a obra “A palavra na vida e a palavra na poesia: artigos, ensaios, resenhas, poemas” também de Valentin Volóchinov.

Na terceira parte foi discutido o artigo “Silêncio e sentidos: entonações enunciativas” de autoria da professora Sueli Pinheiro. Entre os qualidades do artigo foram apontadas a pertinência do tema e a boa articulação com a teoria de Bakhtin e do Círculo, a boa organização das articulações composicionais do artigo. Como pontos a serem melhor desenvolvidos para a submissão do artigo foram destacados: a necessidade de justificar a escolha da obra analisada, de eliminar algumas passagens redundantes, de explicar a seleção dos episódios/trechos analisados, de articular melhor a teoria bakhtiniana durante a análise, de ampliar a exposição dos conceitos de cronotopo e de enunciado. Recomendou-se a submissão do artigo na Revista de Estudos da Linguagem (UFMG, A1).

Por fim, foi alterada a data da reunião de abril para 14/04, quinta-feira, às 14h, com a palestra “Les discours de la pandémie: information, vulgarisation et polémique" da professora Sandrine Reboul-Touré (Sorbonne Nouvelle) - Clesthia - axe sens et discours).

A reunião encerrou-se às 17h00.