Ata da reunião de 12/05/2022

Presentes: Alessandro Santos de Lima (presencial), Ana Lúcia Guedes Pinto (a distância), Beatriz Amorim Silva (a distância), Cássia dos Santos (a distância), Giúlia Araújo (à distância), Miguel Fegadolli (presencial), Sheila Vieira de Camargo Grillo (presencial), Yuri Andrei Batista Santos (a distância), Valentina Nicolino Pereira (presencial).

- Informes

- Discussão do artigo A CONSTRUÇÃO DO TESTEMUNHO NAS DIFERENTES VERSÕES DE WEITER LEBEN de Yuri Andrei Batista Santos

Às 14:00, do dia 12/05/2022, pela plataforma Google Meet e também na sala 263 do prédio de Letras (FFLCH-USP),  iniciou-se a reunião de abril do grupo Diálogo.

Na seção de informes, a profa Ana Lúcia informou sobre um evento na área de Letramento em homenagem à profa. aposentada da UNICAMP, Ângela Kleiman, a realizar-se na UFBA, entre 16 e 17/11/22. A coordenadora profa. Sheila Grillo propôs a realização de um evento presencial, em princípio no dia 25/11/22, sexta-feira, para que os/as estudantes e os/as pesquisadores/as do grupo apresentem os resultados de suas pesquisas.

Na sequência, ocorreu a discussão do artigo do doutorando Yuri Andrei Batista Santos, na qual foram abordados os seguintes aspectos: a  temática relevante, bem como a qualidade do texto; sugeriu-se a tradução dos termos alemães, mesmo considerando a falta de equivalentes na língua portuguesa, a fim de contemplar leitores sem domínio do idioma; foi proposto a explicitação dos conceitos de paratexto, epitexto, peritexto na primeira vez em que aparecerem no artigo; foi apontada a ausência de análise dos aspectos visuais das capas das edições presentes no artigo; sugeriu-se a diminuição, baseada em justificativa explícita, dos paratextos analisados, a fim de dar maior profundidade às análises; apontou-se que o objetivo geral presente no resumo não é o mesmo da introdução; perguntou-se sobre o uso de língua portuguesa ou português brasileiro no decorrer do artigo; por fim, foi sugerida uma maior presença da teoria bakhtiniana nas análises.

Finalizada a discussão do artigo, a reunião foi encerrada às 16h20.