%1

Ata da reunião de 13/04/2023

Ata da reunião de 13/04/2023

Presentes: Beatriz Amorim de Azevedo e Silva (a distância), Cássia dos Santos (a distância), Letícia, Thomé de Oliveira, Miguel Fegadolli, Nicolas Marotti Moreira (a distância), Sheila Vieira de Camargo Grillo, Taciane Domingues Ferreira (a distância), Valentina Nicolino Pereira, Vanessa Fonseca Barbosa, Vânia Torga (a distância), Yuri Andrei Batista Santos (a distância).

Pauta:

- Informes

- planejamento de atividades

- Discussão do artigo Dialética e Valoração: a teoria marxista em “Marxismo e Filosofia da Linguagem” (MFL) de Miguel Fegadolli Nunes da Silva

Reunião:

Às 15:00, do dia 13/04/2023, pela plataforma Google Meet e na sala 263,  iniciou-se a reunião de junho do grupo Diálogo.

Na parte dos informes, foram anunciados: a defesa de Cássia dos Santos em 04/05/2023, às 14h00, na sala 120.

No planejamento de Atividades, projetamos a realização de uma Jornada presencial, em novembro de 2023, definindo como tema Geral “Entrecruzamentos/Intersecções/Diálogos da obra de Bakhtin e do Círculo com outras teorias e áreas do saber” e sinalizamos três possíveis eixos: 1) Os diálogos teóricos presentes na própria obra de Bakhtin e do Círculo; 2) Os diálogos contemporâneos entre a obra de Bakhtin e do Círculo com outras áreas do saber; 3) Transdisciplinaridade. O tema geral e os eixos serão refinados na próxima reunião a partir de texto da líder Sheila V. de C. Grillo.

Na segunda parte da reunião, foi discutido o artigo Dialética e Valoração: a teoria marxista em “Marxismo e Filosofia da Linguagem” (MFL) do graduando Miguel Fegadolli Nunes da Silva. Os integrantes do Diálogo destacaram que o artigo evidencia um verdadeiro trabalho de pesquisa, bem como tem uma escrita bem elaborada. Foram sugeridas as seguintes reformulações: o conceito de “valoração” precisa de mais aprofundamento e precisão conceitual; organizar o artigo de modo a evidenciar a interligação das três partes do livro por meio do conceito de “valoração” (ou seja, na primeira parte, na segunda parte, na terceira parte); padronizar os nomes nas referências do artigo; modalizar as críticas apresentadas nas considerações finais, deixando claras as posições do autor do artigo e as dos autores dos textos citados no artigo; distinguir a dialética hegeliana da marxista; atentar para a extensão excessiva de alguns parágrafos, o que dificultou a compreensão.

Finalizada a discussão do artigo, a reunião encerrou-se às 16h00.