Reunião de 05/06/2024

Presentes:  Alessandra Folha Mos Landim, Beatriz Amorim de Azevedo e Silva (a distância), Giulia Chiaradia Gramuglia Araújo (a distância), Luiz Rosalvo Costa (a distância), Sheila Vieira de Camargo Grillo, Sueli Pinheiro da Silva (a distância), Valentina Nicolino Pereira, Vanessa Fonseca Barbosa, Urbano Cavalcante Filho, Yuri Andrei Batista Santos (a distância).

- Organização de número temático do periódico Linha d’Água

- Organização de número temático do periódico Horizontes - A perspectiva de M. Bakhtin e do Círculo para pesquisas em educação

- Organização da jornada do GP Diálogo:

- Discussão do artigo - DA INTERAÇÃO DISCURSIVA À INTERATIVIDADE TECNODISCURSIVA - Urbano Cavalcante Filho

Às 15h, por GoogleMeet e na sala 269 do prédio de Letras (FFLCH-USP), teve início a reunião de junho de 2024 do Grupo de Pesquisa Diálogo (USP-CNPq).

O primeiro item da pauta foi a lembrança do prazo final, 30/06/2024, de submissão de artigos para o número da Linha d’Água com o tema “Diálogos da obra de Bakhtin e do Círculo com outras teorias e áreas do saber” a ser publicado em abril de 2025. Foi solicitada a indicação de pareceristas para o número.

Em seguida, foi anunciado o número temático “A perspectiva de M. Bakhtin e do Círculo para pesquisas em educação” do periódico Horizontes (Universidade São Francisco - Qualis A2) a ser publicado no primeiro semestre de 2025 sob a organização de: Milena Moretto (Universidade São Francisco), Renata Helena Pin Pucci (Universidade São Francisco), Sheila Vieira de Camargo Grillo (Universidade de São Paulo), Svetlana Dubróvskaia (Universidade Estatal N. P. Ogarev - Rússia).

Articulado ao número do periódico Horizontes, parte das apresentações da Jornada do GP Diálogo, a ser realizada em 18 de outubro de 2024, terá como tema “A perspectiva de M. Bakhtin e do Círculo para pesquisas em educação”. Palestrantes confirmados:

- Beatriz Amorim de Azevedo e Silva (USP)

- Sueli Pinheiro da Silva (UEPA)

Palestrantes a confirmarem:

Ana Lúcia Guedes Pinto (UNICAMP)

Arlete Fernandes Higashi (PMSP)

Milena Moretto (Universidade São Francisco),

Renata Helena Pin Pucci (Universidade São Francisco)

As demais palestras terão temas variados, e os palestrantes ainda serão definidos.

Foram indicados os seguintes nomes para as atividades de organização:

- Programação, convites e financiamento: Sheila

- Apresentação de pôster: Arlete

- Café: Vanessa (coordenação)

- Certificados, caderno de resumos, recebimento de resumos: Urbano - prazo 30/08 e prorrogação 15/09

- Pastas e credenciamento: Alessandra Folha Mos Landim e Taciane Domingues

- Arte do evento: Yuri

Na última parte da reunião foi discutido o artigo “Da interação discursiva à interatividade tecnodiscursiva” do pesquisador Urbano Cavalcante Filho (IFBA-UESC). Foram abordados os seguintes aspectos do artigo: relevância do tema e atualidade da teoria para dar conta de fenômenos da atualidade; sugestão de fazer referência, na introdução, ao que se entende por ciência da informação; recomendação de diminuir o espaço da voz que defende a não atualidade da teoria; discussão do estatuto do conhecimento científico na atualidade brasileira, em que é objeto de debate, de disputas, de negacionismo; repensar a oposição entre real e virtual; apontamento da boa articulação teórica entre interação discursiva e interatividade técnico-discursiva; repensar se as categorias de M. Paveau identificam apenas o discurso digital ou o discurso de uma maneira geral; sugestão de diminuir as teorias mobilizadas a fim de o artigo ganhar em profundidade.

A reunião terminou às 16h15.