Ata da reunião de 03/04/2024

Reunião de 03/04/2024

Presentes:  Alessandra Folha Mos Landim, Ana Carolina Pais (a distância), Ana Lúcia Guedes-Pinto (a distância), Beatriz Amorim de Azevedo e Silva (a distância), Káritas Kãdara Correia Gusmão (a distância), Luiz Rosalvo Costa (a distância), Vanessa Fonseca Barbosa (a distância), Vânia Torga (a distância), Yuri Andrei Batista Santos (a distância).

- Avisos

- Organização de número temático do periódico Linha d’Água

- Discussão do artigo “A transmissão do discurso alheio na esfera jornalística: análise de um enunciado do gênero reportagem” de Alessandra Folha Mos Landim

Às 15h, por GoogleMeet e na sala 269 do prédio de Letras (FFLCH-USP), teve início a reunião de março de 2024 do Grupo de Pesquisa Diálogo (USP-CNPq).

Primeiramente,  foi informado sobre a abertura do edital PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior), sobre o prazo (10/04) para inscrições no Seminário do GEL (Unicamp) com envio de resumos.

Em seguida, a professora Sheila trouxe informes sobre a organização de um número do periódico Linha d’Água, a sair no início de 2025, com trabalhos apresentados na IV Jornada Internacional “Diálogos da obra de Bakhtin e do Círculo com outras teorias e áreas do saber”, ocorrida em 08/12/2023. A data limite para submissão de artigos é 30/06/2024. Foi solicitada aos integrantes do grupo a indicação de pareceristas para o número.

Por fim, foi discutido o artigo “A transmissão do discurso alheio na esfera jornalística: análise de um enunciado do gênero reportagem” de Alessandra Folha Mos Landim. Os aspectos comentados foram: elaborar resumo/palavras-chave, delimitar com mais preciso o objetivo do artigo; substituir o termo trabalho por artigo; justificar a relevância da proposta do artigo; harmonizar, compatibilizar, articular as perspectivas teóricas; explicitar os critérios de escolha do material/corpus de análise; inserir excertos da reportagem no corpo do artigo; observar diferenças entre o leitor do jornal impresso e digital; atentar para parágrafos muito longos; utilizar referência de Authier-Revuz mais recente; justificar a relevância do artigo pela do grande importância do acontecimento abordado (rompimento das barragens da Vale em Minas Gerais); estabelecer nexos entre a dimensão trágica do episódio e as questões econômicas/políticas/sócias.

Por fim, foi decidido que Alessandra reapresente o artigo na reunião de 08/05, com as consequentes transferências dos artigos de Urbano e Giulia respectivamente para os encontros de junho e agosto.

A reunião se encerrou às 16h00.