%1

Reunião de 25/10/2023

Reunião de 25/10/2023

Presentes todos a distância: Ana Carolina Pais, Arlete Fernandes Higashi, Giulia Rigon Ortega, Sheila Vieira de Camargo Grillo, Taciane Domingues Ferreira, Urbano Cavalcante Filho, Valentina Nicolino Pereira, Yuri Andrei Batista Santos.

Pauta:

- Avisos

- Discussão do artigo A Song of Ice and Fire: entre a carnavalização e a contracultura de Ana Carolina Pais

- Organização de Jornada para acontecer em 08/12/2023

Reunião

Às 15h, por GoogleMeet, teve início a reunião de outubro de 2023 do Grupo de Pesquisa Diálogo (USP-CNPq).

Primeiramente, discutimos o artigo A Song of Ice and Fire: entre a carnavalização e a contracultura de Ana Carolina Pais. O texto propõe uma articulação inovadora dos conceitos de carnavalização e de contracultura para analisar a saga de George Martin. Um ponto comum da discussão foi a proposta de desenvolver mais a análise da obra de Martin à luz dos conceitos de carnavalização e de contracultura. Foi sugerido embasar mais a presença da contracultura na formação de George Martin e na orientação do canal HBO. Os termos cultura dominante, cultura de massa, cultura popular, cultura erudita poderiam ter uma melhor delimitação no decorrer do artigo.

Após a discussão do artigo, passamos à organização da Jornada. Valentina informou que, até aquele momento, havia a inscrição de 6 pôsteres e de 10 ouvintes. Yuri apontou a necessidade de indicar mediadores para as mesas. Taciane e Ana Carolina já estão com o material e montarão as pastas da Jornada. Arlete nos ajudará com a busca e a entrega dos tripés dos pôsteres, desde que possa fazer isso no próprio dia do evento. Foi combinada a colaboração dos que puderem para os lanches dos intervalos do café, sob a coordenação da Arlete e da Vanessa.

Por fim, lembramos da defesa da tese de doutorado em cotutela USP/ Université de Paris da tese “Testemunhos autobiográficos no Brasil e na Áustria: uma análise contrastiva de discursos” de Yuri Andrei Batista Santos, ocorrida no dia 09 de outubro de 2023, com aprovação unânime e avaliação bem positiva pelos integrantes franceses e brasileiros da banca.

A reunião se encerrou às 16h20.