%1

Reunião de maio/2021

Ata da reunião de 06/05/2021

Todos participaram à distância em razão da quarentena da Covid-19: Alessandro Santos de Lima, Ana Carolina Pais, Ana Lúcia Guedes Pinto, Andressa Letícia Villagra Silva, Arlete Fernandes Higashi, Mait Paredes Antunes, Sheila Vieira de Camargo Grillo, Taciane Domingues Ferreira, Vanessa Fonseca Barbosa, Yuri Andrei Batista Santos.

Pauta:

- avisos gerais

- discussão do artigo de Yuri Andrei Batista Santos, “A transmissão do discurso do outro na prosa autobiográfica”

Reunião:

Às 15:00, pela plataforma Google Meet,  iniciou-se a reunião mensal do grupo Diálogo.

Após dar as boas-vindas a todos os integrantes do grupo, foram dados os seguintes informes gerais: o livro “Analyse du discours et comparaison” em parceria com Sandrine Reboul-Touré (Paris III) e Maria Glushkova (Diálogo) continua em fase de produção e deve sair em breve pela editora europeia Peter Lang; o número da Revista Bakhtiniana com uma seleção de trabalhos apresentados nas mesas do Colóquio “90 anos de ‘Problemas da obra de Dostoiévski’ (1929) está pronto e prestes a ser publicado.

A Profa. Ana Lúcia Guedes-Pinto informou sobre a ocorrência do VIII CLAPFL - Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas: link para o site (https://www.even3.com.br/clafpl2021/); e a recém publicação do artigo "O dizer do outro na constituição identitária de professores em formação", recém publicado na revista Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, escrito pela Angela Kleiman e ela.

Na sequência, iniciou-se a discussão do artigo supracitado. A pesquisadora Vanessa apontou a qualidade da escrita e a originalidade da proposta do artigo; observou que a análise de discursos contrastiva está pouco presente no artigo em comparação com a perspectiva da teoria dialógica, nos trabalhos de Bakhtin e Volóchinov; e sugeriu transferir as traduções dos textos em alemão das notas de rodapé para o corpo do texto a fim de tornar a leitura mais fluente para o leitor não falante de alemão. A pesquisadora Sheila destacou os seguintes aspectos: a diferença na tradução de чужой para “alheio” em “Marxismo e Filosofia da Linguagem” e do outro em “A teoria do romance. A estilística”; o abandono da expressão “comunidade etnolinguística” pelos pesquisadores franceses do Clesthia – axe sens et discours; sugeriu uma melhor padronização e alinhamento dos termos “tendências”, “modelos” e “modificações” com “Marxismo e Filosofia da Linguagem”; solicitou explicar o termo “linearidades”, “valor biográfico” e “narrativas de filiação”; por não se tratar de aspecto do artigo, recomendou não abordar a polêmica distinção de Bakhtin entre poesia e prosa; por fim, propôs segmentar a parte de análise em subseções organizadas segundo o aspecto trabalhado.

O último tema da reunião foi a decisão de discutir, na reunião de 03/06/2021, um artigo novo da estudante Beatriz ou da pesquisadora Sheila, ao invés de analisar um artigo já submetido junto com seus pareceres.

A reunião encerrou-se às 16h20.