%1

Ata da reunião de Março de 2019

Ata da reunião de 12/03/2019

Presentes: Andressa Letícia Villagra, Ana Carolina Pais, Ana Clara Neves Silveira, Arlete Fernandes Higashi, Artur Daniel Ramos Modolo, Beatriz Amorim de Azevedo e Silva, Daniella Nierkötter Sardá, Igor Bezerra de Mesquista, Inti Anny Queiroz, Jonnhy Dotta, Maria Glushkova, Sheila Vieira de Camargo Grillo, Sueli Pinheiro, Taciane Domingues, Yuri Andrei Batista Santos.

Pauta:

1) O gênero artigo científico: como elaborar um plano por Daniella Nierkötter Sardá;

2) Discussão do artigo “Estilo e estilística em Bakhtin e no Círculo” de Sueli;

3) Planejamento do colóquio “90 anos de Problemas da Obra de Dostoiévski”.

 

Relato da reunião:

Às 15h, do dia 12/03/2019, na sala 262 do prédio de Letras (FFLCH), iniciamos a primeira reunião de 2019 do Grupo de Pesquisa Diálogo. Em primeiro lugar, a pós-doutoranda Daniela apresentou o texto “Élaborer un plan de travail” no qual são propostas as seguintes perguntas orientadores de um artigo científico: por que realizei esse projeto de pesquisa? Por que devo escrever sobre o assunto escolhido? O que dizem as pesquisas disponíveis? Qual o quadro de análise para examinar o assunto? Quais são os métodos utilizados na pesquisa? Quais são os principais resultados da minha pesquisa? O que aprendi ao realizar minha pesquisa? Como os resultados podem beneficiar os pesquisadores da área? À luz dessas questões, Daniela comentou dois aspectos do texto de Sueli: introduzir uma seção de metodologia e organizar seções mais claras (introdução, método, análise, resultado).

Em seguida, passamos às contribuições ao artigo da doutoranda Sueli. Urbano destacou a boa organização do artigo e fez as seguintes observações: a necessidade de a voz da autora aparecer mais no texto, sugeriu reorganizar alguns parágrafos; retirar a seção “o estilo no discurso literário e na vida,” pois está fora dos objetivos do artigo; aumentar a reflexão sobre o trabalho de Medviédev; incluir os artigo de Norma Discini da Bakhtiniana em 2012 “Para o estilo de um gênero” e  o texto de Beth Brait no livro “Bakhtin: conceitos-chave” nas referências.

A pós-doutoranda Maria Glushkova sugere reestruturar o artigo; sentiu falta de autores brasileiros; sugeriu ler o artigo de Maria/Rafael na revista “Linha d’Água”; delimitar que a pesquisa abarca os estudos brasileiros; padronizar enunciado. Inti recomendou optar pelo método sociológico e retirar o método socioideológico. O doutorando Yuri considerou ser importante retomar os outros autores que já trataram do tema e propôs reorganizar os parágrafos, pois alguns estavam muito curtos e com pouca conexão entre si. A líder do grupo Sheila apontou a necessidade de distinguir os trabalhos do Círculo de Bakhtin (produzidos na década de 1920) dos trabalhos exclusivamente de Bakhtin (produzidos a partir dos anos 1930) e sugeriu evitar assumir as críticas dos textos (contra o estruturalismo, contra o formalismo etc.); por fim, propôs que o artigo fosse reformulado e reapresentado em agosto.

Na última parte da reunião, foram distribuídas as tarefas de organização do Colóquio Internacional “90 anos de Problemas da obra de Dostoiévski”.

A reunião encerrou-se às 17h10.