[ENCONTRO] Última reunião de 2015

por Inti Queiróz

No dia 17 de novembro ocorreu a última reunião do ano de 2015 do grupo de pesquisa Diálogo (CNPQ) com a presença da líder do grupo a Profa. Dra. Sheila Vieira de Camargo Grillo e os demais participantes: Arlete Machado Fernandes Higashi, Inti Anny Queiroz, Dr. Luiz Rosalvo Costa, Dra. Maria Glushkova e Dra. Simone Ribeiro de Avila Veloso.

Na primeira parte da reunião discutimos o artigo apresentado pela Dra. Simone Veloso intitulado “A responsividade do leitor no gênero carta ao leitor: análise de enunciados publicados no jornal O Estado de S. Paulo”. A discussão sobre o artigo da Simone girou em torno, principalmente, de questões teóricas, a exemplo do conceito de ênfase valorativa e entonação expressiva, considerações feitas por Sheila, sobre sujeito-autor e responsabilidade do ato, abordados por Arlete e também sobre os enunciados da teologia da libertação, constante da análise do trabalho, sinalizados por Luiz Rosalvo.

Na segunda parte da reunião o grupo discutiu a polêmica reorganização das escolas estaduais no estado de São Paulo que pretende fechar 94 escolas prejudicando mais de 300 mil alunos na rede estadual. O grupo se mostrou comovido e não concorda com esta ação do governo do estado. Concordamos que não há uma explicação pedagógica para tal ação, já que a maioria das pesquisas da área de educação apontam que a divisão entre as faixas etárias não beneficia  a aprendizagem além de prejudicar a logística de locomoção do adolescentes até escolas mais distantes. É relevante lembrar que a educação paulista precisa de diversas mudanças, como a redução de alunos por sala de aula, melhores salários para os professores e melhores condições de ensino, porém nenhum destes pontos foram contemplados na reorganização que foi proposta.

Na terceira parte da aula, o grupo discutiu a metodologia das reuniões do grupo e o calendário de encontros para o ano de 2016. No próximo ano, o grupo deve continuar com  o método de leitura das obras do Círculo de Bakhtin e incentivar a escrita de artigos entre seus participantes. Também foram propostos:

- A criação de um arquivo permanente de revistas interessantes para publicação.

- Maior diálogo com outras teorias.

- Participação no Simpósio Internacional de Análise do discurso na UFMG em setembro de 2016.

Os encontros do grupo em 2016 foram agendados para as seguintes datas e sempre às sextas-feiras:  04/ março; 08/abril; 20/ maio; 17/junho; 05/ agosto e 09/setembro (data em que acontecerá a Jornada do grupo).

Na quarta parte da reunião, discutimos o ínício do planejamento para a produção da I Jornada do Grupo de Pesquisa Diálogo que acontecerá no início de setembro na Letras – USP e contará com a presença de todos os integrantes do grupo.

Encerramos, assim, nossas atividades do ano de 2015, esperando por um 2016 ainda mais produtivo para todos! Até breve!