Reunião de 18/09/2024
Presentes: Alessandra Folha Mos Landim, Ana Carolina Paes (a distância), Ana Lúcia Guedes Pinto (a distância), Arlete Fernandes Higashi (a distância), Beatriz Amorim de Azevedo e Silva (a distância), Pedro Henrique da Silveira Nunes (a distância), Sheila Vieira de Camargo Grillo, Taciane Domingues Ferreira, Urbano Cavalcante da Silva Filho (a distância), Vanessa Fonseca Barbosa (a distância), Valentina Nicolino Pereira, Vânia Torga (a distância), Yuri Andrei Batista Santos (a distância).
Pauta:
- Avisos
- Organização da jornada do GP Diálogo: A perspectiva de M. Bakhtin e do Círculo para pesquisas em educação
- Organização de número temático do periódico Linha d’Água
-Discussão do artigo de Yanê Batista Santos Lins e Yuri Andrei Batista Santos, intitulado “Diálogos entre Interculturalidade e Plurilinguismo em Diretrizes Educacionais no Brasil”
Reunião:
Às 15h, por GoogleMeet e na sala 260 do prédio de Letras (FFLCH-USP), teve início a reunião de setembro de 2024 do Grupo de Pesquisa Diálogo (USP-CNPq).
Na seção de avisos, foi anunciada, primeiramente, a obtenção da bolsa PIBIC por Pedro Henrique da Silveira Nunes.
O segundo aviso foi a chegada de Ana Carolina Paes em 06 de setembro de 2024, ao Departamento de Critical Studies da Universidade de Glasgow, Escócia, com bolsa de doutorado sanduíche no exterior da Capes. O estágio ocorrerá entre setembro de 2024 e fevereiro de 2025.
Na sequência, foram anunciados dois eventos:
1) O Encontro Anual Nacional do GT Estudos Bakhtinianos da ANPOLL & XV Jornada Linguagem, Identidade e Memória, nos dias 7 e 8 de novembro de 2024, no Prédio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo.
2) A I Jornada de Auto-bio-grafismo, Cartografias e Memórias, organizada pela turma da disciplina "Dimensões Cronotópicas dos discursos auto-bio-gráficos" (2024.1/PPGL - UESC), a realizar-se no dia 30 de setembro de 2024, na Universidade Estadual de Santa Cruz. O tema do evento será "Dimensões cronotópicas dos discursos contemporâneos", contando com a participação das convidadas, Profª Dra. Nivana Ferreira (IFBA) e Profª Nathália Akemi Mitsunari (USP), além de apresentações e debates acerca das pesquisas relacionadas ao tema.
O segundo item de pauta foi a distribuição das atividades para a organização da Jornada (Nacional) do Grupo de Pesquisa Diálogo (Disponível em: https://dialogo.fflch.usp.br/v-jornada-nacional-do-gp-dialogo-usp-cnpq ), que acontecerá no dia 18/10/204, na sala 266 do prédio de Letras (FFLCH). As atividades ficaram assim distribuídas:
- Pôsteres: tripé - Arlete
- Café - Alessandra (coordenação)
- Pastas e credenciamento - Taciane e Pedro
- Certificados e convites - Urbano
- Programação, convites e financiamento: Sheila e Vanessa
- Arte do evento: Yuri
- Mediação das mesas: Sheila - mesa de abertura, Beatriz - segunda mesa, Alessandra - 1ª. mesa da tarde, Urbano - a mesa de encerramento do evento.
O terceiro item de pauta foi a organização do número do periódico Linha d’Água com o tema “Diálogos da obra de Bakhtin e do Círculo com outras teorias e áreas do saber” a ser publicado em abril de 2025. Foram recebidos aproximadamente 30 artigos, que passam por processo de avaliação cega. Foi solicitada a colaboração dos integrantes do grupo para a emissão de mais pareceres, diante de discrepâncias entre parecer de aprovação e de recusa, o que demanda um terceiro parecer.
Na última parte da reunião foi discutido o artigo de Yanê Batista Santos Lins e Yuri Andrei Batista Santos, intitulado “Diálogos entre Interculturalidade e Plurilinguismo em Diretrizes Educacionais no Brasil”. Em primeiro lugar, foram apontadas a pertinência do tema e a qualidade do texto. Em seguida, foram sugeridas alterações e/ou justificativas no uso dos termos “competências linguísticas” (fazer nota de rodapé para explicitar a acepção), trocar “aluno” por “estudantes”, repensar o uso do termo “descobrimento. Foram recomendados ainda o acréscimo da síntese dos resultados no resumo; a exposição mais detalhada de Canclini; a indicação da formação dos autores dos documentos oficiais; a discussão dos conceitos de signo linguístico e signo ideológico; a leitura de Barbara Cassin a respeito da globalização linguística; a uniformização do objetivo central do artigo no resumo e no corpo do texto; o aprofundamento das análises linguísticas do documento e a elaboração de críticas mais analíticas aos documentos.
A reunião se encerrou às 16h40.