Reunião de 08/05/2024

Presentes:  Alessandra Folha Mos Landim, Ana Carolina Pais (a distância), Arlete Fernandes Higashi  (a distância), Ana Lúcia Guedes-Pinto, Beatriz Amorim de Azevedo e Silva (a distância), Giulia Chiaradia Gramuglia Araújo (a distância), Taciane Domingues Ferreira (a distância), Vanessa Fonseca Barbosa (a distância), Vânia Torga (a distância), Yuri Andrei Batista Santos (a distância).

- Avisos

- Organização de número temático do periódico Linha d’Água

- Discussão do artigo O LEITOR EM POTENCIAL NO JORNALISMO BRASILEIRO: OS JORNAIS FOLHA DE S. PAULO E ESTADO DE MINAS E A COBERTURA JORNALÍSTICA DE ROMPIMENTOS DE BARRAGEM de Alessandra Folha Mos Landim

Às 15h, por GoogleMeet e na sala 269 do prédio de Letras (FFLCH-USP), teve início a reunião de maio de 2024 do Grupo de Pesquisa Diálogo (USP-CNPq).

No item avisos, foram anunciados os seguintes eventos:

Encontro Anual do GT Estudos Bakhtinianos da ANPOLL & XV Jornada Linguagem, Memória e Identidade.

Data: 7 e 8 de novembro de 2024

Local: FFLCH - USP

XI Colóquio e V Instituto ALED Brasil

Data: 26 a 29 novembro de 2024

Local: UFBA - BA

XIV EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos

Data: 22 e 23 de agosto de 2024

Local: FFLCH - USP

X JADIS - Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e o V CIED - Congresso Internacional de Estudos do Discurso da USP

Data:  4, 5 e 6 de novembro de 2024

Local: Universidade do Porto - Portugal

V CoPeD

Data de realização: 10, 11 e 12 de dezembro de 2024.

Local: FFLCH/USP

Público-alvo: dirigida a todos os discentes, atuais e egressos de 2023 e 2024 do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, exceto os que ingressaram em 2024, se dará pelo envio de um artigo científico, em que se registre o estágio atual de pesquisa do discente.

Possibilidade de publicação de capítulo em livro.

Site do evento: <https://coped.fflch.usp.br/>.

No item organização de número temático do periódico Linha d’Água, foi lembrado do prazo de 30/06/2024 para submissão de artigos e foi solicitada a indicação de pareceristas pelos integrantes do Diálogo.

Discutiu-se ainda a possibilidade de organização de um Colóquio em 2025 para comemorar os 60 anos do Livro de Bakhtin sobre Rabelais.

Na item de discussão do artigo O leitor em potencial no jornalismo brasileiro: os jornais Folha de S. Paulo e Estado de Minas e a cobertura jornalística de rompimentos de barragem de Alessandra Folha Mos Landim, foram destacadas a qualidade teórica, a boa redação do texto e a relevância da temática dos enunciados do corpus analisado. Foi sugerido ou diminuir o corpus para que as análises fossem mais abrangentes ou apontar que os enunciados serão analisados sob um aspecto apenas. Por fim, foi sugerido ajustar o objetivo no sentido de não partir de uma constatação que será confirmada no decorrer do artigo, mas de apontar um aspecto a ser investigado durante a análise do material. A autora pretende submeter o artigo ao periódico Relin (Revista de Estudos da Linguagem - UFMG), que foi recomendado para a submissão de artigos pelos integrantes do Diálogo. Alessandra recomendou ainda o periódico Texto (Libre Office) também da UFMG.

Por fim, foi estabelecido o calendário de reuniões do segundo semestre de 2024, a saber:

21/08 - artigo da Giulia

18/09 - artigo da Vanessa

18/10 - Jornada - apresentação das pesquisas dos integrantes

13/11 - Beatriz Amorim

A reunião terminou às 16h15.