Ata da reunião de 09/06/2022

Presentes: Ana Lúcia Guedes Pinto (a distância), Andressa Letícia Villagra Silva (a distância), Arlete Fernandes Higashi (a distância), Letícia Thomé de Oliveira (presencial), Miguel Fegadolli (presencial), Sheila Vieira de Camargo Grillo (presencial), Taciane Domingues Ferreira (a distância), Yuri Andrei Batista Santos (a distância), Valentina Nicolino Pereira (presencial), Vanessa Fonseca Barbosa (a distância).

- Informes

- Agenda do segundo semestre de 2022

- Discussão do artigo “Influências de Kant de Wilhelm Humboldt: mobilização do elemento transcendental a priori” de Taciane Domingues Ferreira

Às 15:00, do dia 09/06/2022, pela plataforma Google Meet e também na sala 263 do prédio de Letras (FFLCH-USP),  iniciou-se a reunião de junho do grupo Diálogo.

Na seção de informes, a profa. Ana Lúcia Guedes-Pinto informou sobre o “Congresso de Formação de Professores:  por uma agenda política, ética e transformadora”, a ocorrer entre os dias 17 e 18 de novembro de 2022, na Universidade Federal da Bahia, em homenagem à profa. aposentada da UNICAMP, Ângela Kleiman. O evento aceita apenas trabalhos de pesquisa concluídos.

A doutoranda Taciane Domingues Ferreira informou sobre as jornadas do JADIS IX E O CIED IV  com o tema “Passado, Presente e Futuro: discutindo a relevância dos Estudos do discurso, a ocorrer entre os dias 12 e 14 de outubro de 2022, em formato presencial, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A coordenadora profa. Sheila Grillo apresentou a programação da II Jornada Internacional do GP Diálogo (USP-CNPq), com o tema “Metalinguística bakhtiniana: múltiplos objetos”, a ocorrer em 25/11/22, sexta-feira, na sala 261 do prédio de Letras da FFLCH-USP. Além das mesas redondas e da conferência de abertura, os pesquisadores poderão expor pôsteres nos dois intervalos, manhã e tarde. Foi acertado que Vanessa Fonseca Barbosa coordenará a segunda mesa da Jornada e Ana Lúcia Guedes-Pinto, a terceira mesa. Em razão do limite de espaço, fixamos 20 vagas para inscrições de ouvintes.

A agenda do segundo semestre de 2022 ficou assim combinada: 18/08 (quinta-feira), às 15h - artigo de Cássia dos Santos; 15/09 (quinta-feira), às 15h  - artigo de Vanessa Fonseca Barbosa; 20/10 (quinta-feira), às 15h  - artigo de Letícia Thomé; 25/11 (sexta-feira), das 8h às 18h - II Jornada Internacional do GP Diálogo.

Na sequência, ocorreu a discussão do supracitado artigo do doutoranda Taciane Domingues Ferreira, na qual foram abordados os seguintes aspectos: a densidade e a relevância do tema para a área de filosofia da linguagem; a qualidade da escrita; foi apontado que o objetivo exposto no resumo estava um pouco diferente daquele apresentado na introdução e foi sugerida uma revisão desse aspecto; foi perguntado sobre a diferença entre a posição de Ernst Cassirer e da autora do artigo; foi sugerida a leitura do texto “As palavras e as coisas” de Michel Foucault, em razão da abordagem da epistémê do século XIX que, no campo da linguagem, contempla as obras de Wilhelm Humboldt e Friedrich Schlegel.

Finalizada a discussão do artigo, a reunião foi encerrada às 16h15.