%1

Reunião de Setembro de 2018

Ata da reunião de 10/09/2018

Presentes: Ana Carolina Pais, Arlete Fernandes Higashi, Artur Daniel Ramos Modolo, Beatriz Amorim de Azevedo e Silva, Daniella Nierkötter Sardá, Flávia Sílvia Machado (por skype), Inti Anny Queiroz, Jonnhy Dotta, Maria Glushkova, Mayara Feliciano Palma, Sheila Vieira de Camargo Grillo, Sueli Pinheiro (por skype), Taciane Domingues.

Pauta:

1) O gênero artigo científico: tipos e características;

2) Discussão do artigo de Taciane Domingues;

3) planejamento do colóquio de dezembro.

Relato da reunião:

Às 16h, do dia 10/09/2018, na sala 263 do prédio de Letras (FFLCH), iniciou-se a reunião do Grupo Diálogo, primeiramente, com a leitura e a discussão de um fragmento do livro “Problemas da poética de Dostoiévski”, em que Bakhtin aborda as relações dialógicas que o autor de um artigo científico deve estabelecer com outros enunciados científicos. A partir da reflexão de Bakhtin, levantamos os seguintes aspectos: necessidade de conhecer e citar trabalhos sobre o mesmo tema de pesquisa; prudência ao fazer críticas a trabalhos alheios; definição da originalidade de um texto pelo diálogo com o que já foi realizado na área.

Em seguida, comentamos o artigo “A influência do gênero discursivo na fonologia prosódica: um estudo sobre enunciados do gênero vlog” de Taciane Domingues. O objetivo do artigo é investigar a “violação das regras propostas por Nespor e Vogel em Prosodic Phonology [PP] para a formação da frase entoacional e do enunciado fonológico, sob a influência do gênero discursivo”. Primeiramente, foi destacada a originalidade e relevância da proposta, por unir fonologia prosódica e a teoria do Círculo de Bakhtin sobre o enunciado. Na sequência, foram dadas as seguintes contribuições: incorporar a reflexão de Bakhtin a respeito da influência do todo do gênero na definição das formas gramaticais; observar a influência do digital na constituição dos gêneros; pesquisar bibliografia em análise da conversação sobre abertura e fechamento dos enunciados; observar a diferença entre enunciado lido e fala espontânea nos fenômenos prosódicos; explorar o estilo do gênero e o estilo do autor; observar o destinatário presumido dos vlogs; observar que o corpus é constituído por enunciados de diferentes línguas e as conclusões tratam apenas de enunciados em português.

Por fim, tratamos da continuidade na montagem da programação do Colóquio de 13/12/18 e combinamos que Daniela trará algum texto sobre o gênero artigo científico para começarmos nossa reunião do mês de outubro.

A reunião encerrou-se às 18h00.