Um desenho teórico-metodológico de “Marxismo e Filosofia da Linguagem”?

colaborou Simone Ribeiro Velosos

Publicado inicialmente em 1926 na revista Zvezda, “A palavra na vida e a palavra na poesia” compõe o conjunto de textos em que a autoria não se configura ponto pacífico. Tatiana Bubnova (2009) explicita o cenário das “calientes” controvérsias que compõem o espaço de interlocução compartilhado por pesquisadores bakhtinianos.  De todo modo, a leitura desse importante ensaio revela o fervilhar de pensamentos característicos do chamado Círculo de Bakhtin. 

Partindo da tradução realizada em francês e publicada em 1981 por Todorov, o texto traz o seguinte subtítulo: “Contribution à une poétique sociologique”, o que nos remete a uma abordagem sociológica/marxista da obra poética/literária, e estabelece embates teórico-metodológicos com duas outras perspectivas teóricas: a dos formalistas/estruturalistas e em relação ao subjetivismo individualista. Desse modo, dialoga com “Problemas do conteúdo, do material e da forma verbal na criação literária”( 1924), porém, de modo a delimitar os contornos metodológicos de uma ciência que considere os subentendidos como a “essência/alma de sentido” da palavra/discurso.  Daí considerar o enunciado concreto como um entimema.

Um  dos aspectos teóricos mais revolucionários desse texto configura-se na noção de “avaliação” vista sociologicamente como imanente ao signo ideológico, tornando-se, assim, em um DOGMA. O deslocamento da avaliação suscitaria a RELATIVIZAÇÃO do dogma e, portanto, a abertura para o nascimento de controvérsias, mais do que a aceitação do mesmo.

Referências

BUBNOVA, Tatiana Voloshinov: a palavra na vida e a palavra na poesia. In: BRAIT, Beth Bakhtin e o Círculo (Org.). Trad. Fernando Legón e Diana Araujo Pereira.São Paulo: Contexto, 2009. p. 31-48.

PONZIO, Augusto Il linguaggio come pratica sociale. Bari: Dedalo, 1980.

VOLOSHINOV, Valentin Le discours dans la vie et le discours dans la poésie. In: TODOROV, Tzvetan Mikhaïl Bakhtine: le principe dialogique suivi de écrits du cercle de bakhtine. Paris: Éditions du Seuil, 1981. p. 181-215.