Ata da reunião de 04/06/2020

Todos participaram à distância em razão da quarentena da Covid-19: Ana Carolina Pais, Andressa Letícia Villagra Silva, Arlete Fernandes Higashi, Beatriz Amorim de Azevedo e Silva, Daniela Nienkötter Sardá, Giulia Chiaradia Gramuglia Araújo, Igor Bezerra de Mesquita, Inti Anny Queiroz, Letícia Thomé de Oliveira, Mait Paredes Antunes, Sheila Vieira de Camargo Grillo, Sueli Pinheiro da Silva (UEPA), Taciane Domingues Ferreira, Vanessa Fonseca Barbosa, Vânia Lúcia Menezes Torga, Yuri Andrei Batista Santos.

 

Pauta:

- avisos gerais

- discussão do artigo Análise Dialógica do Discurso e Abordagem Ergológica do trabalho: possíveis olhares para a relação linguagem e(m) trabalho na atividade de revisão textual de Vanessa Fonseca Barbosa

 

Reunião:

Às 15:00, pela plataforma Google Meet,  iniciou-se a reunião mensal do grupo Diálogo. Após dar as boas-vindas a todos os integrantes do grupo, a coordenadora, Sheila Vieira de Camargo Grillo, informou sobre:  a defesa de mestrado de Ana Carolina Pais, cujo trabalho foi muito elogiado pela banca examinadora; a continuidade na organização dos números das revistas Linha d’Água e Bakhtiniana; o curso de extensão “A revisão de textos” ministrado por Vanessa Fonseca Barbosa e Sheila Vieira de Camargo Grillo, de 06 a 08/07/2020; e a intenção de organizar um Colóquio Internacional sobre o livro de Bakhtin a respeito de Rabelais, em novembro de 2021.

Em seguida, passamos à discussão do artigo de Vanessa F. Barbosa. Primeiramente, a pesquisadora Sueli elogiou o estilo, a singularidade dos dados analisados e destacou que o tema central é a instauração da polêmica aberta entre revisor e autor do texto revisado. A seguir, Daniela pergunta sobre o Comitê de Ética, que Vanessa responde ter emitido autorização para a pesquisa, destaca a diferença entre trabalho intelectual e braçal na ergologia. Na sequência, Vânia sugere descrever mais a arena de tensões evidenciada pelos dados da pesquisa. Yuri, entre outros aspectos, sugere que o título seja mais sintético, e Arlete elogia a qualidade da pesquisa e do texto. Por fim, Sheila sugere estreitar as articulações entre a perspectiva bakhtiniana e a ergológica, dar mais informações sobre os sujeitos da pesquisa, sem expor suas identidades, e incorporar na análise as relações dialógicas de polêmica aberta.

Na última parte da reunião, definiram-se os autores dos artigos a serem discutidos nas reuniões do segundo semestre de 2020, a saber: 06/08 – Taciane; 03/09 - Urbano; 22/10 – Mait; 12/11 – Ana Carolina.

A reunião encerrou-se às 17h00.