Ata da reunião de 02/04/2020

Todos por Skype em razão da quarentena do Coronavíros: Ana Lúcia Guedes Pinto, Andressa Letícia Villagra Silva, Arlete Fernandes Higashi, Beatriz Amorim de Azevedo e Silva, Daniela Nienkötter Sardá, Giulia Chiaradia Gramuglia Araújo, Mait Paredes Antunes, Maria Glushkova, Sheila Vieira de Camargo Grillo, Sueli Pinheiro da Silva (UEPA), Taciane Domingues Ferreira, Vanessa Fonseca Barbosa, Vânia Lúcia Menezes Torga, Yuri Andrei Batista Santos.

- discussão do artigo “O destinatário-visitante presumido nas exposições de divulgação científica do Catavento Cultural” de Arlete Machado Fernandes Higashi

- Projetos de publicação em andamento

Às 15:00, pela plataforma zoom, iniciou-se a reunião mensal do grupo Diálogo. Após dar as boas-vindas a todos os integrantes do grupo, a coordenadora, Sheila Vieira de Camargo Grillo, anunciou a aprovação da tese da doutora Sueli Pinheiro da Silva (UEPA), “Gramática e estilística em diálogo: a crônica em narrativas escolares”, ocorrida em 27/03/2020.

Na sequência, foi discutido o artigo “O destinatário-visitante presumido nas exposições de divulgação científica do Catavento Cultural” de Arlete Machado Fernandes Higashi. A discussão começou com as ponderações da professora Vânia Torga (UESC) que sugeriu duas questões: o aprofundamento e refinamento das análises e a diminuição dos enunciados analisados. Em seguida, a professora Ana Lúcia Guedes Pinto (UNICAMP) destacou a qualidade do artigo, a valorização de uma instituição de divulgação da ciência e sugeriu que as imagens fossem deslocadas dos anexos para o corpo do texto. A seguir, a professora Sheila Grillo apontou a necessidade de justificar as escolhas dos enunciados do corpus e da utilização de conceitos advindos da gramática da língua portuguesa e da teoria da enunciação de Émile Benveniste. A pós-doutoranda Vanessa Fonseca Barbosa (USP-Capes) apontou questões de coerência local, a professora Sueli Pinheiro da Silva (UEPA) destacou a contribuição do trabalho para a sala de aula e a pós-doutoranda Daniela Nienkötter Sardá (USP-FAPESP) sugeriu a publicação dos resultados da pesquisa em revistas da área de museologia.

Na última parte da reunião, a líder Sheila Grillo abordou brevemente o andamento dos projetos de publicação: um número temático da revista Bakhtiniana com os trabalhos apresentados nas mesas-redondas do ‘Colóquio Internacional “90 anos de Problemas da obra de Dostoiévski” (1929-2019) e um número temático da revista Linha d’Água com uma seleção de trabalhos apresentados nas comunicações deste mesmo Colóquio.

A reunião encerrou-se pontualmente às 17:00.