Ata da reunião de 05/03/2020

Presentes: Ana Carolina Pais, Ana Clara Neves Silveira, Andressa Letícia Villagra Silva, Arlete Fernandes Higashi, Daniela Nienkötter Sardá, Giulia Chiaradia Gramuglia Araújo, Igor Bezerra Mesquita, Mait Paredes Antunes, Maria Glushkova (por Skype), Sheila Vieira de Camargo Grillo, Taciane Domingues Ferreira, Vanessa Fonseca Barbosa, Vânia Lúcia Menezes Torga, Yuri Andrei Batista Santos.

- avisos gerais

- discussão dos artigos

1) Relações "Autor — Herói" segundo Mikhail Bakhtin no conto de Antón Tchékhov "Dama do cachorrinho" (Dra. Maria Glushkova, GP Diálogo, USP/Profa. Dra. Elena Vassilievitch, USP)

2) Os discursos sobre o veganismo nas revistas de filosofia: popularização ou divulgação científica? (Dra. Daniela Sardá, FAPESP, GP Diálogo, USP)

- Projetos de publicação em andamento

Reunião

Às 15:00, na sala 262 do prédio de Letras da FFLCH, iniciou-se a reunião do primeiro encontro do grupo Diálogo de 2020. Após dar as boas-vindas a todos os integrantes do grupo, a coordenadora, Sheila Vieira de Camargo Grillo, anunciou que a estudante Ana Clara despedia-se do grupo, e esta mesma agradeceu a oportunidade de integrar o grupo e explicou que estava saindo por ter optado seguir suas pesquisas na área de ensino de alemão e de português como língua estrangeira. Em seguida, foram anunciados os ingressos no grupo das mestrandas Giulia Chiaradia Gramuglia Araújo e Mait Paredes Antunes, bem como da professora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia, Vânia Lúcia Menezes Torga. Ainda na sessão de avisos, foi divulgado que a mestranda Taciane Ferreira Domingues (FAPESP) e o pesquisador de iniciação científica Igor Bezerra Mesquita (FAPESP) tiverem artigos resultantes de suas pesquisas aprovados na Revista Bakhtiniana, que a doutoranda Sueli Pinheiro da Silva (UEPA) defenderá sua tese de doutorado “Gramática e estilística em diálogo: a crônica em narrativas escolares” em 27/03/2020 e que a mestranda Ana Carolina Pais (CAPES) está finalizando sua dissertação de mestrado “A Carnavalização em Game of Thrones: um estudo verbivocovisual” (título provisório).

Na sequência, foi discutido o artigo “Relações "Autor — Herói" segundo Mikhail Bakhtin no conto de Antón Tchékhov "Dama do cachorrinho"” (Dra. Maria Glushkova, GP Diálogo, USP/Profa. Dra. Elena Vassilievitch, USP). Primeiramente, foi destacado o caráter inédito da temática do artigo no contexto acadêmico brasileiro, para sugerir as seguintes reflexões: Vanessa destacou que o artigo é composto de dois grandes objetivos que são difíceis de serem desenvolvidos de modo consistente em um artigo, por isso sugeriu-se que a autora escolhesse a análise do conto de Tchékhov para abordar; Yuri chamou a atenção para a presença de longos trechos em russo e sua pertinência em um artigo a ser publicado no Brasil; Arlete identificou o uso da expressão “excesso de visão” e sugeriu substituir por “excedente de visão”, bem como usar recursos mais claros para delimitar as citações da análise do conto de Tchékhov; a professora Vânia também destacou a presença de dois grandes objetivos, sugeriu que a autora se concentre na análise do conto de Tchékhov e que analisasse o fenômeno das alusões.

A seguir, a discussão do artigo “Os discursos sobre o veganismo nas revistas de filosofia: popularização ou divulgação científica?” (Dra. Daniela Sardá, FAPESP, GP Diálogo, USP) foi iniciada pela coordenadora do GP, Sheila Grillo, que, após destacar a clareza dos objetivos, a pertinência do tema e a qualidade do texto, sugeriu que a autora desenvolvesse mais o conceito de divulgação científica como diálogo de esferas para diferenciar as revistas brasileira e francesa, bem como aprofundasse as análises do corpus da pesquisa, descrevendo e analisando os títulos das revistas, as formas de transmissão do discurso alheio, o uso do pathos para sensibilizar o leitor. Maria Glushkova sugeriu substituir o uso do “nós” pelo “eu”, esclarecer as “relações entre a esfera acadêmica, midiática e governamental” e a diferença entre a esfera midiática e a governamental, justificar a escolha do tema veganismo, por meio da caracterização dos contextos sociais brasileiro e francês.

Na última parte da reunião, a coordenadora Sheila Grillo anunciou três projetos de publicação em andamento: o livro a ser publicado na França “Analyse du discours et comparaison : enjeux théoriques et méthodologiques” organizado por Sheila Vieira de Camargo Grillo, Sandrine Reboul-Touré e Maria Glushkova, resultado do “Colóquio Brasileiro-Franco-Russo em Análise de Discurso Comparativa (2017), um número temático da revista Bakhtiniana com os trabalhos apresentados nas mesas-redondas do ‘Colóquio Internacional “90 anos de Problemas da obra de Dostoiévski” (1929-2019) e um número temático da revista Linha d’Água com uma seleção de trabalhos apresentados nas comunicações deste mesmo Colóquio. Os integrantes do Diálogo estarão envolvidos em diversas atividades dessas publicações: traduções de artigos, emissão de pareceres e a publicação de seus trabalhos.

A reunião encerrou-se pontualmente às 17:00.