Ata da reunião de Maio

Ata da reunião do Grupo Diálogo

 

Presentes: Ana Carolina Paes, Ana Clara Neves Silveira, Arlete Machado Fernandes Higashi, Artur Daniel Ramos Modolo, Beatriz Amorim de Azevedo e Silva, Inti Anny Queiroz, Maria Glushkova, Mayara Feliciano Palma, Flávia Silvia Machado, Sueli Pinheiro da Silva, Daniela Sardá.

 

Pauta: Discussão dos artigos de Inti e Artur

 

Às 15h do dia 14/05/2018, na sala 262 do prédio de Letras da FFLCH-USP, deu-se início à reunião do grupo. A primeira parte da reunião foi destinada à discussão do artigo da Inti, intitulado “A cronotopia bakhtiniana na esfera político-cultural brasileira e a construção do gênero Plano de Cultura”. A autora disse que o artigo se insere na área da filosofia da linguagem e justificou o foco dado ao processo de escrita em seu estudo. O grupo apontou falta de transcrições do corpus no artigo, mas segundo Inti, os documentos analisados são muito extensos e optou-se por referenciá-los ao longo do texto. Uma das participantes apontou para o estilo de escrita do artigo, que parece incorporar o estilo dos documentos que compõem o corpus, uma vez que se nota a presença de terminologia legislativa bem específica. Outra contribuição do grupo gira em torno das traduções de cronotopo. Sugeriu-se uma nota de rodapé para situar o leitor sobre a definição utilizada pela autora. Falou-se sobre a recursividade do corpus da autora, que sofre atualização constante, e sobre as implicações dessa característica para a metodologia do trabalho. Também sugerimos que fosse elaborada uma cronologia histórica para a sua tese.

 

No segundo momento, debatemos o artigo do Artur, cujo título é “o ato de compartilhar: a produção automática de enunciados no facebook”. Sheila sugeriu que a noção de responsividade fosse mais aprofundada e durante a reunião também se falou do conceito de interação verbal para o contexto de sua pesquisa.