Abril de 2018

Reunião de 09/04/2018

 

Presentes: Ana Carolina Paes, Ana Clara Neves Silveira, Artur Daniel Ramos Modolo, Beatriz Amorim de Azevedo e Silva, Inti Anny Queiroz, Maria Glushkova, Mayara Feliciano Palma, Sheila Vieira de Camargo Grillo.

 

Pauta:

Discussão do artigo “Conceitos do Círculo de Bakhtin: a materialidade física e histórica” de Artur Daniel Ramos Modolo.

Temas gerais

 

Às 15.15, na sala 262, no prédio de Letras (FFLCH), a reunião começou com a discussão do artigo de Artur. Primeiramente, Sheila enfatizou que o “caráter panorâmico” em princípio é incompatível como o gênero artigo científico, que deve fazer um recorte temático bem restrito para conseguir dar uma contribuição para área, em um espaço limitado. Diante disso, foi combinado que, no mês de maio, serão discutidos dois artigos: um de Inti sobre sua tese e outro de Artur, também a partir de um recorte da sua tese de doutoramento. Combinou-se ainda que, na reunião de junho, Beatriz Amorim apresentará um artigo sobre sua pesquisa de iniciação científica.

Após a discussão do artigo, tratou-se de outros dois tópicos. Em primeiro lugar, Sheila comunicou que a professora Beth Brait propôs que as professoras Tatiana Bubnova e da Olga Pampa, que virão ao INPLA na PUC-SP, façam palestras na USP. A participação delas ocorreria em uma jornada anual do grupo a acontecer no início de dezembro de 2018, o que precisa ainda ser confirmado. Em segundo lugar, falou-se sobre o número especial da revista Linha d’Água com a temática da “Análise Comparativa de Discurso”. Como a revista só aceita artigos de doutores, combinou-se que Artur submeteria um artigo e que Mayara faria uma submissão a ser acordada com Sheila. A reunião encerrou-se às 16.25.