Outubro 2017

Reunião do Diálogo de 09/10/2017

Presentes:

Ana Clara Silveira Neves, Arlete Machado Fernandes Higashi, Artur Daniel Modolo, Beatriz Amorim de Azevedo e Silva, Flávia Sílvia Machado (por Skype), Inti Anny Queiroz, Sheila Vieira de Camargo Grillo, Sueli Pinheiro da Silva, Taciane Domingues, Urbano Cavalcante Filho.

Pauta:

1) Discussão do artigo “Considerações sobre a construção composicional e os traços de didaticidade na divulgação científica: uma análise dialógico-comparativa do discurso de Ciência Hoje e La Recherche” de Urbano Cavalcante Filho

2) Organização do Colóquio Brasileiro-Franco-Russo em Análise Comparativa de Discurso.

3) Planejamento das reuniões do primeiro semestre de 2018.

 

Às 15h, no gabinete 03, Prédio de Letras (FFLCH), iniciamos a reunião com a discussão do artigo de Urbano. Em suas 30 páginas, o autor faz excelentes sínteses da abordagem comparativa desenvolvida no Clesthia-Cediscor e as articula a conceitos da teoria bakhtiniana, para analisar 4 enunciados de capa: 2 da revista brasileira Ciência Hoje e 2 da revista francesa La Recherche. A pesquisadora Sheila sugeriu uma diminuição da síntese dos trabalhos do Clesthia-Cediscor, para destacar apenas as pesquisas com uma ligação mais estreita com o tema do artigo, e a eliminação da abordagem da forma composicional, a fim de se concentrar nos traços de didaticidade. Sugeriu ainda que Urbano aprofundasse a caracterização das duas revistas, bem como da autoria dos enunciados (jornalista ou cientista), com vistas a ampliar a interpretação das semelhanças e diferenças entre as duas culturas discursivas. A pesquisadora Flávia também fez sugestões para aumentar o foco do artigo em um aspecto de análise e levantou a questão, se o tertium comparationis da pesquisa é apenas o gênero ou pode haver outro elemento de comparação.

Na segunda parte da reunião, continuamos a organização do I Colóquio Brasileiro-Franco-Russo em Análise de Discurso. Os temas discutidos foram os seguintes: corrigir a programação geral, para incluir a comunicação de Urbano; uso do dinheiro para custear as pastas do evento e despesas dos participantes que virão de fora sem financiamento (Ekaterina, Michele e Urbano); visita técnica com a participação de Ana Clara, Artur, Inti e Sheila ao auditório István Jancsó para aprender a utilizar os equipamentos; impressão da programação no DLCV por Sheila e Arlete; compra e montagem das pastas por Arlete; compra de água por Sueli e Maria Isabel; restrição da revista Linha D’Água a apenas dois autores de uma mesma instituição.

Na terceira e última parte, decidimos que as reuniões de 2018 acontecerão às segundas-feiras, às 15 horas, com a discussão de artigos apresentados por integrantes do grupo. Foram agendadas as seguintes reuniões: 12/03 - artigo de Maria; 09/04 – artigo de Artur; 14/05 – artigo de Beatriz Amorim; 11/06 – artigo de Inti. Como Sheila estará em estágio de pesquisa em Moscou, ela participará das reuniões via Skype e as pós-doutorandas Maria Glushkova e Daniela Nienkötter Sardá coordenarão os encontros no Brasil.

 

A reunião encerrou-se às 17h15.