Ata da reunião de 13/08/2018

Presentes: Ana Carolina Pais, Arlete Fernandes Higashi, Artur Daniel Ramos Modolo, Beatriz Amorim de Azevedo e Silva, Daniella Nierkötter Sardá, Inti Anny Queiroz, Jonnhy Dotta, Mait Paredes Antunes, Maria Glushkova, Mayara Feliciano Palma, Sheila Vieira de Camargo Grillo, Sueli Pinheiro (por skype), Taciane Domingues.

1) O gênero artigo científico: tipos e características;

2) Discussão do artigo de Daniella Nierkötter Sardá “a filosofia no ensino médio: uma comparação dos sistemas educativos brasileiro e francês”;

3) Linha d’Água;

2) Planejamento do colóquio de dezembro.

Relato da reunião:

Às 15h, do dia 11/06/2018, na sala 262 do prédio de Letras (FFLCH), iniciou-se a reunião do Grupo Diálogo, primeiramente, com a leitura e a discussão de um fragmento do livro de Cristina Altman, A pesquisa linguística no Brasil (1968-1988), em que ela descreve brevemente três modalidades do gênero artigo: programático, de pesquisa e de revisão. Observamos que o gênero pesquisa é um dos mais recorrentes em periódicos brasileiros e que os artigos de pesquisa por seu caráter inovador e de revisão por seu caráter polêmico podem apresentar mais dificuldades para serem bem avaliados por pareceristas de periódicos. De todo modo, a discussão objetivava aprofundar o conhecimento dos tipos e características do gênero artigo, um dos mais importantes da esfera científica na atualidade.

Em seguida, discutimos o artigo da pesquisadora e pós-doutoranda Fapesp Daniella Nierkötter Sardá “A filosofia no ensino médio: uma comparação dos sistemas educativos brasileiro e francês”. Observou-se que o artigo traz informações interessantes sobre o ensino da filosofia no Brasil e na França e, por isso, é de grande relevância para a área. A fim de aperfeiçoá-lo sugeriram-se: uma apresentação mais rigorosa da metodologia da análise, com destaque para os enunciados componentes do corpus de análise; a explicitação do instrumental teórico; a ampliação da parte interpretativa das análises, além de aspectos relativos à organização das seções, ao estilo e à terminologia. Daniela manifestou dúvida sobre a composição da conclusão e foi orientada a realizar uma síntese das descobertas da pesquisa.

Tratamos brevemente do andamento da organização do número temático da revista Linha d’Água, consagrado à Análise Comparativa de Discursos e composto por artigos de comunicadores do Colóquio realizado em 2017.

Por fim, discutimos a organização de um Colóquio do Grupo de Pesquisa Diálogo e Redes Bakhtinianas, a realizar em 13/12/2018, na sala 266 do prédio de Letras (FFLCH), com a participação das Professoras Dras. Tatiana Bubnova (Universidad Nacional Autónoma de México –UNAM) e Pampa Olga Arán, (Universidad Nacional de Córdoba/Argentina). Houve acordo de que as demais mesas do Colóquio seriam compostas pelas pós-doutorandas do Diálogo e pelos pesquisadores residentes fora de São Paulo, a fim de que tivéssemos a oportunidade de conhecer as suas pesquisas, uma vez que os estudantes do grupo apresentam regularmente seus trabalhos nas reuniões regulares do grupo.

A reunião encerrou-se às 18h10.