%1

Setembro 2017

 

 

Reunião do Diálogo de 11/08/2017

 

Presentes:

Ana Clara Silveira Neves, Arlete Machado Fernandes Higashi, Beatriz Amorim de Azevedo e Silva, Flávia Sílvia Machado (por Skype), Maria Glushkova, Mayara Feliciano Palma, Sheila Vieira de Camargo Grillo, Sueli Pinheiro da Silva, Taciane Domingues.

 

Pauta:

1) Discussão do documento “Balanço dos dois primeiros anos de atividades do GP DIÁLOGO (USP/CNPq)”, elaborado por Flávia Sílvia Machado.

2) Organização do Colóquio Brasileiro-Franco-Russo em Análise Comparativa de Discurso.

 

Às 15h, na sala 263, Prédio de Letras (FFLCH), iniciamos a reunião com o comunicado de que o pesquisador Luiz Rosalvo Costa deixou o grupo, fato que motivou a escrita do documento supracitado. Flávia relatou a importância de fazer parte de um grupo de pesquisa para ter acesso a financiamentos e poder participar oficialmente de atividades acadêmicas. Na sequência, foi comunicado que a doutora Daniela Nienkötter Sardá foi contemplada com bolsa de pós-doutorado da Fapesp e que passará a integrar o grupo na condição de pesquisadora. Em seguida, discutimos a dinâmica do grupo em 2018. Inti sugeriu que o grupo voltasse a fazer discussões dos textos de Bakhtin e do Círculo, posição apoiada por Taciane. No entanto, Sheila argumentou que, em razão da queda da nota de avaliação do Programa pela Capes e da importância para o currículo dos estudantes, seria mais importante manter a discussão de artigos produzidos por membros do grupo com o propósito de estimularmos a publicação.

Na segunda parte da reunião, continuamos a organização do I Colóquio Brasileiro-Franco-Russo em Análise de Discurso. Em primeiro lugar, relatamos que o pesquisador Urbano Cavalcante enviou com presteza as cartas de aceite aos inscritos. Em seguida, informamos que a seção de pôsteres foi cancelada e que os trabalhos foram transformados em comunicações, sem ônus adicional aos inscritos. Depois, Inti e Sueli foram solicitadas a organizar as seções de comunicações e o caderno de resumos. Por fim, combinamos a inclusão do trabalho da pesquisadora Daniela Nienkötter Sardá em uma das mesas do Colóquio.

 

A reunião encerrou-se às 17h20.