Reunião de Outubro de 2016

No dia 21/10, às 16h, na sala 262, aconteceu a reunião mensal do "Diálogo" com os seguintes itens de pauta:

1) Discussão do artigo de Maria Glushkova "Uma análise comparativa do discurso político-científico-empresarial no Brasil e na Rússia";

2) Planejamento do Colóquio brasileiro-franco-russo em análise comparativa de discursos a ocorrer em novembro de 2017.

O artigo apresentado por Maria Glushkova destaca-se por trazer uma contribuição original sobre o diálogo entre os discursos científico, político e empresarial, bem como por empreender uma análise comparativa dos discursos na Rússia e no Brasil, campo ainda pouco explorado. Uma vez que o texto necessitava expandir a análise, foi decidido que a pesquisadora finalizaria o artigo e o reapresentaria na reunião de novembro do Diálogo.

Finalizada a 1a. Jornada do Grupo, iniciamos o planejamento do 1o. Colóquio Internacional a ser realizado em pareceria com o Clesthia-CEDISCOR, Université Sorbonne nouvelle – Paris 3 e a Universidade Górnyi (São Petersburgo). Após o anúncio da parceria com as instituições estrangeiras, foi elaborada uma tabela com as tarefas a serem realizadas e os responsáveis por cada uma. Sheila e Flávia ficaram responsáveis pelo pedido de financiamento à Fapesp, pela elaboração da programação em pareceria com as pesquisadoras estrangeiras. Sheila encarregou-se de reservar o auditório Istvan Jancso e salas para as conferências. Artur, Luiz Rosalvo e Urbano organizarão o site (inscrições, caderno de resumos, envio de cartas de aceite etc.). Arlete e Cleciane cuidarão dos pôsteres e das pastas do evento. Maria Isabel planejará e executará o café. Inti coordenará as sessões de comunicação. Ana Clara e Taciane se ocuparão da divulgação do evento. Por fim, Maria, Kátia e Michele farão as traduções das conferências em francês e em russo.

Estiveram presentes Ana Clara Neves Silveira, Arlete Machado Fernandes Higashi, Artur Daniel Ramos Modolo, Ekaterina Vólkova Américo (por skype), Inti Anny Queiroz, Luiz Rosalvo Costa, Maria Glushkova, Maria Isabel Fernandes Bezerra, Michele Ribeiro (por skype), Sueli Pinheiro (por skype), Taciane Domingues Ferreira. A reunião encerrou-se aproximadamente às 18h50.

Reunião de Novembro de 2016.

No dia 25/11, às 16h, na sala 260 do prédio de Letras da FFLCH, teve início a última reunião do Diálogo de 2016. Estiveram presentes Ana Clara Neves Silveira, Arlete Machado Fernandes Higashi, Ekaterina Vólkova Américo (por skype), Flávia Sílvia Machado (por skype), Francikley Vito, Inti Anny Queiroz, Luiz Rosalvo Costa, Maria Glushkova, Maria Isabel Fernandes Bezerra, Taciane Domingues Ferreira, Urbano Cavalcante da Silva Filho.

Itens de pauta:

1) Organização do Colóquio brasileiro-franco-russo em análise comparativa de discursos;

2) Elaboração do cronograma de atividades de 2017;

3) Discussão do artigo de Maria Glushkova sobre a expansão do discurso científico.

No item 1, foram relatadas as atividades de planejamento realizadas até o momento. Flávia fez cotações das despesas de viagem para enviar aos pesquisadores franceses. Sheila reservou o auditório Istvan Jancso para as seções de conferências e as salas 260, 261 e 266 do Lapel para as comunicações. Flávia, Michele e Sheila elaboraram a programação geral do Colóquio, que foi aprovada pelas professoras francesas Sophie Moirand e Sandrine Reboul. Flávia, Michele e Sheila fizeram os convites de participação às professoras Chantal Claudel (Université Paris 8 Vincennes - Saint-Denis) e Patricia Von Münchow (Université Paris Descartes), que os aceitaram prontamente. Em seguida, solicitou-se o levantamento de uma previsão geral de custos das pastas à Arlete Higashi e dos 4 cafés do evento à Maria Isabel. Por fim, combinou-se que seria marcada uma reunião com o técnico da FFLCH para a elaboração do site do evento, a ser posto no ar em fevereiro de 2017.

No item 2, foi combinado o seguinte cronograma de reuniões para 2017 que continuará a acontecer às sextas-feiras às 16h: 17/02, sala 262 - artigo de Flávia; 24/03, sala 261; 27/03, sala 261- conferência de Patrick Sériot; 28/04, sala 261 - Taciane; 26/05, sala 261 - Maria Isabel; 23/06, sala 261 - Maria Glushkova; 11/08, sala 261 - Ana Clara;  15/09, sala 261 - Urbano Cavalcante; 06/10, sala 261 - preparação do Colóquio; 07, 08 e 09/17 - Colóquio Internacional.

No item 3, foi discutido o artigo de Maria Glushkova "Uma análise comparativa do discurso científico-político-empresarial (ou de negócios) no Brasil e na Rússia" que apresenta uma abordagem original e pertinente da expansão do discurso científico nas esferas política e empresarial (ou de negócios). Foi sugerido que Maria busque uma ajuda especializada para ajustar o português acadêmico escrito, que ela restringisse a discussão sobre a ciência a fim de que o artigo não aborde questões muito amplas e de difícil resolução, que pensasse na padronização e na pertinência dos termos esfera e discurso e, por fim, que explicasse a participação ou não da esfera do cotidiano em sua pesquisa.

A reunião encerrou-se às 18h40.