%1

ESFERAS IDEOLÓGICAS EM DEBATE: ÚLTIMO ENCONTRO DE 2014 DO SUBGRUPO DE PESQUISA TEORIA BAKHTINIANA

por Urbano Cavalcante Filho

Sob a coordenação da Profa. Dra. Sheila Vieira de Camargo Grillo, o subgrupo de pesquisa Teoria Bakhtiniana (GEDUSP/CNPq) se reuniu no dia 17/11/2014 para mais um encontro de estudo e trabalho. Estavam presentes, além da coordenadora do grupo, os pesquisadores Urbano Cavalcante, Artur Modolo, Arlete Fernandes Higashi, Inti Queiroz, Rafael Henrique Palomino e Anthéia Lígia. O último encontro do grupo teve a pauta dividida em 3 momentos: 1) apresentação dos novos integrantes do grupo; 2) discussão do artigo do doutorando Luiz Rosalvo Costa; e 3) avaliação das atividades do grupo em 2014, acompanhada de encaminhamentos para 2015. Os novos integrantes Rafael Henrique Palomino e Anthéia Lígia são os novos integrantes do grupo apresentados pela profa. Sheila Grillo. Rafael é Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP de Araraquara e Anthéia é graduanda em Letras na USP e desenvolverá pesquisa de Iniciação Científica sob a orientação a profa. Sheila. O grupo dá as boas-vindas, agradece o ingresso e deseja uma participação bastante proveitosa aos novos membros do grupo.

Esferas ideológicas em debate

“A produtividade do conceito de esferas ideológicas para a análise do discurso de divulgação científica da revista Ciência Hoje” foi o artigo de autoria do doutorando Luiz Rosalvo Costa colocado em debate nesse último encontro. A fim de contribuir com a proposta do Luiz Rosalvo, dentre os principais aspectos do artigo apresentado, o grupo discutiu, destacou e problematizou a pertinência do tema, a excelente abordagem apresentada desse importante conceito bakhtiniano do Círculo de Bakhtin e a consistente análise dos enunciados de divulgação científica da referida revista. Um dos destaques foi feito pela profa. Sheila Grillo em relação à contribuição do trabalho no que concerne à questão de o artigo mostrar a presença da esfera política em enunciados de divulgação científica que, embora Luiz Rosalvo defenda que ela se dá de forma conjuntural na revista, amplia a abordagem tradicional referente à articulação das 3 esferas (educacional, midiática e científica) constituintes da divulgação científica.

Outras considerações foram feitas pelo grupo no debate em relação, por exemplo, à extensão do artigo, à análise conjugando a teoria bakhtiniana com os estudos retóricos, ao gênero editorial como ‘lugar’ de divulgação científica, entre outras. Todas as questões permitiram uma reflexão colaborativa à proposta do artigo do Luiz Rosalvo.

Avaliação das atividades do grupo e encaminhamentos para 2015

Na terceira parte do encontro foi feita a avaliação das atividades do grupo no ano de 2014. Foi consensual a aprovação e produtividade da dinâmica adotada nesse ano, no que se refere à produção e discussão de artigos produzidos pelos pesquisadores com vistas à publicação em periódicos. Como encaminhamento para o próximo semestre, ficou decidido que a dinâmica do grupo mesclará os dois modelos já trabalhados em anos anteriores: i) reuniões internas com discussão de temas específicos da teoria bakhtinana escolhidos previamente pelo grupo para aprofundamento da teoria e alicerce para a produção de trabalhos dos membro s do grupo; e ii) encontros ‘abertos’, com natureza de jornadas (‘Jornada do Grupo de Pesquisa da Teoria Bakhtiniana da USP’) para apresentações de trabalhos produzidos pelo grupo com a participação de um estudioso externo, para participação como palestrante, comentador e/ou leitor/avaliador dos trabalhos apresentados. Provisoriamente, a programação para o ano de 2015 ficou assim estabelecido:

Encontro/Data Modalidade Atividade
Março(06/03/2015) Reunião Interna Tema do encontro: Autoria e forma arquitetônica no Círculo de BakhtinObras de base: “O método formal nos estudos literários” e“O problema do conteúdo, do material e da forma nos estudos literários”
Abril(10/04/2015) Jornada Apresentação do trabalho de Inti Queiroz com a participação de um estudioso externo (a definir)
Maio(08/05/2015) Reunião Interna Estudo teórico da teoria bakhtiniana (tema a definir)
Junho(12/06/2015) Jornada Apresentação do trabalho de Arlete F. Higashi com a participação de um estudioso externo (a definir)
Agosto Reunião Interna Estudo teórico da teoria bakhtiniana (tema a definir)
Setembro Jornada Apresentação do trabalho de Rafael Palomino com a participação de um estudioso externo (a definir)
Outubro Reunião Interna Estudo teórico da teoria bakhtiniana (tema a definir)
Novembro Jornada Apresentação do trabalho de Antheia Ligia com a participação de um estudioso externo (a definir)

  A reunião finalizou com a profa. Sheila fazendo os seguintes informes:

  • Em 2015 dois membros do grupo realizarão Estágio de Pesquisa (Doutorado Sanduíche) no Exterior (França e Inglaterra).
  • Aprovação de Arlete Higashi e Inti Queiroz no Programa de Filologia e Língua Portuguesa.
  • Convite para a defesa da Tese de Doutorado de Luiz Rosalvo Costa, agendada para 10/12/2014.

GRUPO TEORIA BAKHTINIANA (GEDUSP/CNPq) GRUPO TEORIA BAKHTINIANA (GEDUSP/CNPq): Luiz Rosalvo, Inti Queiroz, Arlete Higashi, Sheila Grillo (coordenadora), Urbano Cavalcante, Artur Modolo e Anthéia Lígia.