IV ENCONTRO DO SUBGRUPO DE PESQUISA TEORIA BAKHTINIANA DO GEDUSP

Por Urbano Cavalcante Filho 

Em 16/06/2014, tivemos nossa quarta reunião do Subgrupo de pesquisa Teoria Bakhtiniana (GEDUSP/CNPq). Sob a coordenação da Profª Drª Sheila Vieira de Camargo Grillo, estavam presentes no encontro os seguintes membros pesquisadores: os doutorandos Luiz Rosalvo Costa e Urbano Cavalcante Filho e as mestres Inti Queiroz e Arlete Higashi.

Neste último encontro do primeiro semestre de 2014, a pauta da reunião foi a apresentação e discussão da terceira proposta de artigo do grupo, com vistas ao envio para avaliação editorial de revistas científicas[1]. O artigo, de autoria de Luiz Rosalvo Costa, intitulado “A produtividade do conceito de esferas ideológicas para a análise de enunciados da revista Ciência Hoje”, se propõe a discutir como o conceito bakhtiniano de “esferas ideológicas” constitui um profícuo instrumento teórico para estudo e análise de enunciados de divulgação científica. A proposta do artigo se pauta, primordialmente, nos postulados teóricos do círculo de Bakhtin, mobilizando os conceitos de enunciado, esfera ideológica e gênero discursivo.

Durante a discussão do artigo, foram feitas considerações por parte dos presentes, no que diz respeito à originalidade do tema escolhido, à pertinência e boa delimitação dos objetivos do artigo, a coerência na escolha do aporte teórico, bem como a estrutura do artigo e as análises efetivadas. Da reflexão proposta pelo autor no artigo, o debate se desenrolou na discussão de importantes pontos do texto, além da apresentação de sugestões para o acabamento do artigo. Das principais questões postas, podemos resumir a discussão nos seguintes pontos:

i)              A necessidade de, na seção teórica do tratamento das esferas, apresentar a definição desse conceito que é nuclear no artigo, bem como, em nota de rodapé, mostrar os outros termos também utilizados pelos autores do círculo ao tratar desse conceito (esferas ideológicas, esferas de comunicação, esferas da atividade humana);

ii)            Em virtude das várias acepções e abordagens sobre a divulgação científica, foi sugerida a apresentação do conceito de divulgação científica assumida no artigo;

iii)          Considerando que o artigo toma como corpus de análise dois enunciados da revista Ciência Hoje (um editorial e uma carta ao leitor), sugeriu-se uma discussão sobre a questão dos gêneros discursivos, já que, embora os dois gêneros apresentem características semelhantes quanto ao suporte, à esfera de circulação, inscrição de um discurso específico, liminaridade, entre outros, também apresentam elementos diferentes em sua arquitetura.

Após a profícua discussão da excelente proposta de artigo do Luiz Rosalvo, o grupo montou a agenda de encontros do subgrupo para o próximo semestre, ficando assim estabelecido:

ENCONTROS DO II SEMESTRE DE 2014

Encontro

Data

Horário

Pauta

I

Agosto

---

Participação no I CIED – Congresso Internacional de Estudos do Discurso – USP

II

15/Set

16h

Apresentação e discussão da proposta de artigo de Inti Queiroz

III

20/Out

16h

Apresentação e discussão da proposta de artigo de Arlete Higashi

IV

17/Nov

16h

Discussão da recém-lançada obra de Mikhail Bakhtin “Questões de estilística no ensino da língua”, traduzido do russo por Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo (Editora 34, 2013).

 

[1] O primeiro artigo foi de autoria de Sheila Grillo e Artur Modolo sobre Letramento Digital (abril/2014), o segundo de autoria de Urbano Cavalcante Filho sobre Divulgação científica no século XIX (maio/2014).