%1

Reunião de 06/03/2024

Reunião de 06/03/2024

Presentes:  Alessandra Folha Mos Landim (a distância), Ana Carolina Pais(a distância), Ana Lúcia Guedes-Pinto, Arlete Fernandes Higashi  (a distância), Káritas Kãdara Correia Gusmão (a distância), Luiz Rosalvo Costa (a distância), Taciane Domingues Ferreira (a distância), Urbano Cavalcante Filho (a distância), Valentina Nicolino Pereira, Yuri Andrei Batista Santos (a distância).

Pauta:

- Avisos

- Organização de número temático do periódico Linha d’Água

- Discussão do artigo “Le témoignage comme rencontre dialogique de sphères discursives » de Yuri Andrei Batista Santos

Reunião:

Às 15h, por GoogleMeet e na sala 262 do prédio de Letras (FFLCH-USP), teve início a reunião de março de 2024 do Grupo de Pesquisa Diálogo (USP-CNPq).

Primeiramente, o professor Urbano Cavalcante Filho comunicou a publicação do E-book “Discursos, linguagens e representações: exercícios dialógicos”, organizado por ele e pela profa. Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro. Disponível em https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1248

Em seguida, a professora Sheila trouxe informes sobre a organização de um número do periódico Linha d’Água, a sair no início de 2025, com trabalhos apresentados na IV Jornada Internacional “Diálogos da obra de Bakhtin e do Círculo com outras teorias e áreas do saber”, ocorrida em 08/12/2023. A data limite para submissão de artigos é 30/06/2024.

Por fim, foi discutido o artigo Le témoignage comme rencontre dialogique de sphères discursives » de Yuri Andrei Batista Santos. Todos apontaram a densidade e  envergadura teórico-metodológica do trabalho, a relevância do tema e a boa articulação conceitual. Foram feitas as seguintes sugestões: substituir a expressão “termo-chave” por conceito ou concepção, o que estaria mais de acordo com a natureza do artigo; padronizar as citações de trabalhos em língua estrangeira; apresentar os conceitos de esfera e de gênero do discurso no início do artigo a fim de situar o leitor; fornecer mais informações do contexto brasileiro da ditadura militar e de seus desdobramentos contemporâneos, considerando um leitor estrangeiro que pode desconhecer a história do Brasil; ampliar e aprofundar as considerações finais de modo a realizar uma síntese das descobertas da pesquisa; por fim, foi apontada a dificuldade de tomar distanciamento diante de depoimentos tão contundentes.

A reunião se encerrou às 16h20.