Reunião de agosto de 2019

Ata da reunião de 12/08/2019

Presentes: Ana Carolina Pais, Ana Lúcia Guedes Pinto, Andressa Letícia Villagra Silva, Arlete Fernandes Higashi, Daniela Nienkötter Sardá, Igor Bezerra Mesquita, Inti Anny Queiroz, Johnny Dotta, Mait Paredes Antunes, Maria Glushkova (por Skype), Igor Bezerra Mesquita, Sueli Pinheiro da Silva, Vanessa Fonseca Barbosa, Urbano Cavalcante da Silva Filho (por skype), Yuri Andrei Batista Santos.

- avisos gerais

- discussão da segunda versão do artigo de Sueli Pinheiro da Silva “Estilo e estilística em Bakhtin e Volóchinov: vozes em diálogo”

- organização do “Colóquio Internacional ’90 anos de Problemas da obra de Dostoiévski (1929-2019)

Às 15:05, na sala 230 do prédio de Letras da FFLCH,  iniciou-se a reunião de agosto de 2019 do grupo Diálogo.

Primeiramente, foram dados os seguintes avisos gerais: início do período de pesquisador visitante da professora Ana Lúcia Guedes Pinto (UNICAMP) no DLCV e no grupo Diálogo; anúncio da obtenção de bolsa de iniciação científica da Fapesp por Andressa Letícia Villagra Silva e Igor Bezerra Mesquita; saída de Flávia Sílvia Machado da liderança do Diálogo e aviso de sua despedida por skype na reunião de setembro/2019; renovação da bolsa de pós-doutorado de Daniela Nienkötter Sardá; relato do curso de extensão “A correção de textos na escola” oferecido a professores e ministrado por Daniela Nienkötter Sardá, Sheila Vieira de Camargo Grillo, Vanessa Fonseca Barbosa e Urbano Cavalcante da Silva Filho.

Em seguida, foi discutido o artigo “Estilo e estilística em Bakhtin e Volóchinov: vozes em diálogo” de Sueli Pinheiro da Silva. Maria apontou a necessidade de tornar o título mais claro, apontou o excesso de informações no resumo, perguntou sobre a razão de começar por Volóchinov e não Bakhtin e destacou a relevância do tema do artigo para os estudos linguísticos no Brasil. Urbano também apontou a necessidade de alterar o título e destacou que não está claro a que o termo “vozes” se refere, apontou ainda que os termos valoração e avaliação são usados sem delimitação e definição. Vanessa destacou que a polifonia implica em vozes plenivalentes e não só uma multiplicidade de vozes. Inti sugeriu padronizar os termos valoração e avaliação social e tirar textos e datas do resumo. Yuri observou que os autores brasileiros são pouco abordados no artigo. Por fim, Sheila apontou a necessidade de trabalhar mais no artigo no sentido de  articular as citações com o que é afirmado por Sueli e tirar críticas a correntes teóricas sobre as quais pouco sabemos.

Por fim, discutiu-se a organização do Colóquio: Vanessa apontou a necessidade de que os resumos fossem enviados à Comissão Científica após 30/08/2019; Sheila sugeriu que a professora Ana Lúcia Guedes Pinto coordenasse as mesas da manhã do Colóquio; Sheila informou ainda que as passagens, reservas de hotel e diárias estavam em processo de compra e contratação; Inti destacou o prazo final para submissão de resumos que deve ser anterior ao prazo final de pagamento de inscrições.

A reunião encerrou-se às 17:20.