%1

Reunião de Outubro de 2018

Ata da reunião de 08/10/2018

Presentes: Ana Carolina Pais, Artur Daniel Ramos Modolo, Beatriz Amorim de Azevedo e Silva, Daniella Nierkötter Sardá, Flávia Sílvia Machado (por skype), Inti Anny Queiroz, Jonnhy Dotta, Maria Glushkova, Sheila Vieira de Camargo Grillo, Sueli Pinheiro (por skype), Taciane Domingues.

Pauta:

1) O gênero artigo científico: tipos e características;

2) Discussão do artigo de Ana Carolina Pais;

3) Planejamento do colóquio de dezembro.

Relato da reunião:

Às 16h, do dia 10/09/2018, na sala 263 do prédio de Letras (FFLCH), começamos nosso encontro com a exposição da pesquisadora Daniela Nierkötter Sardá de um artigo, Flávia Porto e Jonas Lírio Gurgel “Sugestão de roteiro para avaliação de um artigo científico”, Revista Brasileira de Ciências do esporte, 40(2), 2018, 111-116) que aborda como avaliar artigos científicos. O processo é composto de 10 etapas: 1a – rastreamento de de plágio; 2a conferição de citações – programa para referências segundo as normas da ABNT; 3a.  – leitura superficial do artigo; 4a. - Detecção e análise de problema, objetivos, hipóteses; 5a. - análise da justificativa e relevância; 6a. - análise da metodologia; 7a. - análise dos resultados; 8a. - análise da discussão; 9a. - análise do resumo e palavras-chaves; 10a. - conferição das referências.

Em seguida, discutimos o artigo “A simbologia da cultura popular nas cenas de Game of Thrones: uma análise verbo-visual da carnavalização e do grotesco” da mestranda Ana Carolina Pais. Foram comentados os seguintes aspectos: a partir do princípio de que o verbal e o visual formam um único enunciado, esclarecer o motivo de serem analisados separadamente no artigo; apontou-se que o destronamento é chave no seriado e que o medievalismo mercadológico do seriado é idealizado; destacou-se o fato de que se trata de adaptação de uma obra escrita e a pertinência de caracterizar o público presumido; sugeriu-se verificar o tamanho do artigo em relação às normas das revistas; apontou-se que o termo “metalinguística” aparece ora em maiúscula, ora em minúscula (o uso de maiúscula é opcional e deve ser padronizado no artigo); explicar o seriado pensando em um leitor daqui a muitos anos; no futuro pensar em analisar a versão em inglês e a cultura inglesa; refletir sobre o porquê de tantas pessoas gostarem do gênero; apontou-se que os personagens são complexos, nem totalmente bons, nem totalmente maus, que a série tornou-se épica com o tempo e deu ênfase ao enredo político; por fim, reconheceu-se que o artigo atingiu seu objetivo ao mostrar que elementos de carnavalização estão presentes.

Na sequência, discutimos a organização do Colóquio Internacional do Grupo de Pesquisa Diálogo e Redes Bakhtinianas, que acontecerá em 13/12/2018, das 9h às 18h, na sala 266 do Prédio de Letras (FFLCH). Distribuímos as tarefas e combinamos de chegar às 8h para preparar o local.

Por fim, agendamos o cronograma de atividades do primeiro semestre de 2019 que ficou assim organizado:

12/03/2019, às 15h – discussão de artigo da doutoranda Sueli

09/04/2019 às 15h – discussão de artigo da mestranda Taciane com a pesquisadora Maria

14/05/2019 às 15h – discussão de artigo do graduando Johnny

11/06/2019 às 15h – discussão de artigo da pesquisadora Daniela

A reunião encerrou-se às 17h50.