%1

Ata da reunião de 09/09/2019

Presentes: Ana Carolina Pais, Ana Lúcia Guedes Pinto, Andressa Letícia Villagra Silva, Beatriz Amorim, Daniela Nienkötter Sardá, Flávia Sílvia Machado (por Skype), Igor Bezerra Mesquita, Inti Anny Queiroz, Mait Paredes Antunes, Maria Glushkova (por Skype), Igor Bezerra Mesquita, Sheila Vieira de Camargo Grillo, Sueli Pinheiro da Silva (por Skype), Vanessa Fonseca Barbosa, Urbano Cavalcante da Silva Filho, Yuri Andrei Batista Santos.

Pauta:

- avisos gerais

- discussão artigo de Vanessa Fonseca Barbosa “Relações dialógicas e discurso bivocal na atividade de trabalho do revisor em teses acadêmicas: tensões e(m) sentidos”

- organização do “Colóquio Internacional 90 anos de “Problemas da obra de Dostoiévski” (1929-2019)

Reunião:

Às 15:00, na sala 263 do prédio de Letras da FFLCH,  iniciou-se a reunião de setembro de 2019 do grupo Diálogo.

Na seção de avisos, Sheila anunciou a saída do livro “Linguagem e conhecimento (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev)” e recomendou a leitura de seu artigo “O retrato de Mikhail Bakhtin em sua mais recente biografia russa (2017)”, a fim de que se tomasse conhecimento de informações mais atualizadas sobre a biografia do teórico russo. Em seguida, a líder do grupo, Flávia Sílvia Machado, anunciou sua saída em razão de um redirecionamento profissional e todos desejaram sucesso em sua nova etapa de vida.

A discussão do artigo de Vanessa iniciou-se com as observações do pesquisador Urbano Cavalcante Filho que sugeriu sintetizar a introdução, trazendo os objetivos mais para o início; comentou a redundância da expressão “Atividade de trabalho” que Vanessa esclareceu ser um termo da ergologia; sugeriu trocar o termo “discurso” por “enunciado”, definir com mais precisão o conceito de “relações dialógicas”, ajustar datas das referências, uniformizar o objetivo ao longo do artigo e trocar os verbos “exibir/mostrar” por “analisar”. Em seguida, a pesquisadora Ana Lúcia Guedes Pinto elogiou a fluência do texto e a boa escolha dos excertos analisados, discutiu a pertinência do uso das expressões “apagamento, silenciamento” que indicam atos premeditados; sinalizou a repetição do verbo “utilizar” e salientou a valorização do trabalho do revisor. Na sequência, a pesquisadora Daniela Nienkötter Sardá apontou que a apresentação tem uma estrutura de projeto e merece um ajuste para o gênero artigo; apontou ainda que a expressão “responsivo-ativo” seria redundante, pois “responsivo” é necessariamente ativo. Depois, a pesquisadora Inti Anny Queiroz sugeriu que as considerações finais contivessem uma ênfase maior nos resultados da pesquisa. O doutorando Yuri Andrei Batista Santos destacou alguns períodos muito longos e sugeriu substituir “enunciados” por “fragmentos”, uma vez que o enunciado remete ao todo. Em seguida, a pesquisadora Maria Glushkova ponderou que a análise de 2 emails é insuficiente e solicitou a justificativa da escolha dos e-mails; sugeriu informar o nível de formação do revisor e apontou que os conceitos de “estilização, paródia, skaz” são desnecessários para a discussão do artigo e deveriam ser retirados. A líder do grupo, Sheila Vieira de Camargo Grillo, destacou a clareza e a fluência do texto e também sugeriu a retirada dos conceitos de “estilização, paródia, skaz”; por fim, questionou se realmente haveria polêmica nos e-mails ou uma negociação para proteger a “face pública” da autora da tese. A estudante Mait apontou que as onomatopeias dos email podem indicar ironia e/ou suavização e mereceriam uma análise mais cuidadosa.

Na última parte da reunião, foi discutida a organização do Colóquio “90 anos de ‘Problemas da Obra de Dostoiévski’ (1929-2019). Vanessa, Daniela e Ana Carolina informaram ter recebido 62 resumos de comunicações; Yuri e Urbano relataram já terem enviado as cartas de aceite das comunicações. Os presentes sugeriam fazer um banner e uma faixa do Colóquio para serem colocados no auditório. Foi cogitada a possibilidade de fazermos “cafés” nos intervalos e o estudante Yuri ficou de verificar a viabilidade financeira.

A reunião encerrou-se às 17h15.