Caderno de Resumos

I Jornada do Grupo de Pesquisa Diálogo

Método sociológico e metalinguística:

perspectivas metodológicas da teoria bakhtiniana

Data: 09 de setembro de 2016

Local: sala 266 do prédio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP 

 

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

OS DIÁLOGOS ESTABELECIDOS ENTRE FORMAS DE LER E RELER UM TEXTO-FONTE A PARTIR DE CONTEXTOS DE RECEPÇÃO

Beth Brait - PUC-SP/USP/CNPq

Considerando o sugestivo nome do Grupo de Pesquisa - Diálogo -, esta fala estará centrada em dois eixos organizadores da reflexão. Inicialmente, a tentativa de traçar, ainda que rapidamente, um panorama da forma como o conceito de diálogo, no século XX, passa a integrar os estudos da linguagem, ganhando consistência e diversidade em diferentes vertentes. Em meio à riqueza da contribuição trazida por esse conceito, serão destacadas, especialmente, as contribuições de Émile Benveniste, Lev Jakubinskij, Valentin Volochínov e Mikhail Bakhtin para teorias enunciativo-discursivas, com reflexos, por exemplo, em teorias da tradução. Em seguida, e para concretizar a amplitude e complexidade do termo diálogo, que em certo sentido assume no pensamento de Bakhtin e o Círculo a dimensão de relações dialógicas, o foco recairá em maneiras como introduções, apresentações, prefácios e/ou posfácios, presentes em traduções e re-traduções das obras do Círculo no Brasil, se oferecem como diálogo, como relações dialógicas, por vezes polêmicas, estabelecidas entre um texto fonte e um contexto de recepção.       

Palavras-chave: Diálogo; Relações Dialógicas; Traduções.

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

Le « vague » comme terrain d’observation de discours hors-normes

Pascale Brunner - Université de Poitiers, Laboratoire FoReLL (EA3812)
 
Nous allons nous consacrer à l’étude de la représentation qu’ont la plupart des gens d’un parler qui, de par sa précision et sa clarté correspondrait à un imaginaire de langue idéale. Tout usage approximatif de la langue irait à l’encontre de cet idéal de clarté, de précision (« Ce qui n'est pas clair n'est pas français » - Rivarol), et se situe, par conséquent, hors-norme. Dans ce sens, on peut observer que le jugement de valeur « c’est vague », utilisé de manière exclusivement négative à l’égard d’une séquence perçue ainsi, circule abondamment dans le discours ordinaire. Ce jugement, qui est « fondé au moins en partie sur des normes correspondant à une ou des valeurs » (Nadeau 1999 : 350), nous amène à examiner plusieurs questions : qu’est-ce que le vague d’un point de vue scientifique, mais, avant tout, pour le locuteur ordinaire, non-linguiste ? Et qu’est-ce qui amène le locuteur ordinaire à émettre ces jugements ? Ces actes d’évaluation permettent alors de mettre au jour les « valeurs » qui circulent à l’intérieur d’une communauté discursive en passant, non pas par la production, mais par la perception exprimée et la sanction des usages vagues allant à l’encontre de la norme discursive en France.

COMUNICAÇÕES

PESQUISADORES DO GP DIÁLOGO (USP/CNPQ)

DESAFIOS ATUAIS DA ANÁLISE COMPARATIVA DE DISCURSOS

Sheila Vieira de Camargo Grillo - Pesquisadora do GP Diálogo (USP/CNPq)

sheilagrillo@uol.com.br

O objetivo desta comunicação é expor os fundamentos teóricos e metodológicos que temos desenvolvido, a partir do método sociológico e da metalinguística propostos pelo Círculo de Bakhtin, bem como dos trabalhos do Cediscor (“Centre de recherche sur les discours ordinaires et spécialisés” – Sorbonne Nouvelle), a fim de realizar análises comparativas de enunciados de comunidades etnolinguísticas distintas. Após trabalhos exploratórios, comparando a divulgação científica na Rússia e no Brasil, estamos em busca de fenômenos discursivos que possam evidenciar como as diferenças de língua e de discurso refletem e refratam diferenças culturais. Um candidato forte neste momento é o trabalho com o discurso relatado em português, russo e francês (línguas conhecidas pela pesquisadora). Um primeiro passo já foi dado no texto “Marxismo e filosofia da linguagem”, no qual há análises comparativas do discurso citado em português, alemão e francês. Nossos principais desafios no momento são: primeiramente, mapear trabalhos de pesquisa já realizados nas três comunidades etnolinguísticas citadas; em segundo lugar, definir o corpus de análise, sobretudo no que se refere à esfera, ao gênero e ao recorte histórico (sincrônico ou diacrônico?); por fim, definir os procedimentos metodológicos de análise (Qual será o contexto mínimo de apresentação: o período, o parágrafo ou o enunciado? Qual será o lugar do locutor e do destinatário presumido nessa análise?)

Palavras-chave: Análise comparativa de discursos; Metodologia; Discurso citado.

 

A BLOGOSFERA COMO ESPAÇO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO BLOG “CIENTISTAS DESCOBRIRAM QUE ...”

Flávia Sílvia Machado - Pesquisadora do GP Diálogo (Université de Poitiers-França) 

machado_f@ymail.com

Este trabalho constitui a primeira etapa de um projeto maior que visa comparar o discurso de divulgação científica em diferentes comunidades etnolinguísticas, a saber, a brasileira, a portuguesa e a francesa. A partir dos conceitos oriundos da teoria do Círculo de Bakhtin, o atual trabalho propõe uma discussão teórica a respeito das especificidades do enunciado digital que circula blogosfera científica. Nesta comunicação, em particular, pretendemos identificar os efeitos de sentido e as relações dialógicas que circulam no blog de divulgação científica “Cientistas descobriram que ...”. Coordenado por um grupo de pesquisadores brasileiros de diversas áreas, a fim de  difundir as últimas descobertas científicas de ponta, o blog foi criado com o intuito de democratizar saberes produzidos na esfera científica nacional ou internacional que geralmente são de difícil acesso ao público de não-pares. Analisaremos, precisamente, as estratégias de aproximação do leitor presumido, as relações dialógicas hipertextuais articuladas por aspectos de ordem digital, e a presença dos elementos da esfera científica e de possíveis outras esferas na concretização dos enunciados selecionados.

Palavras-chave: Descoberta científica; Blog; Relações dialógicas; Esferas de comunicação.

 

O CONCEITO DE SEMIOSFERA NA SEMIÓTICA LOTMANIANA

Ekaterina Vólkova Américo - Pesquisadora do GP Diálogo (UFF)

katia-v@yandex.ru

A semiótica da cultura de Iúri Lotman (1922-1993) se formou no âmbito das suas atividades docentes e de pesquisa, realizadas na Universidade de Tártu (Estônia, URSS) e também junto à Escola Semiótica de Tártu-Moscou, liderada por ele de forma não oficial. O conceito de semiosfera, surgido em sua obra em 1984, assemelha-se à noção de cultura. A semiosfera é concebida por Lotman como um espaço semiótico único e heterogêneo ao mesmo tempo, constituído por diversas linguagens culturais organizadas de forma hierárquica entre a periferia e o centro da semiosfera. As noções de Bakhtin e o Círculo sobre a dinamicidade linguística, o “outro” e o “diálogo” são transferidas para a semiosfera da cultura. Um dos seus elementos principais é a fronteira por meio da qual ocorre a assimilação dos textos provenientes das semiosferas alheias que, por sua vez, propulsiona a dinamicidade cultural. Esse processo pode ser observado tanto no nível linguístico (quando uma língua exerce influência sobre a outra), quanto cultural, o que torna infinitas as possibilidades de sua aplicação.

Palavras-chave: Iúri Lotman; Semiótica da Cultura; Semiosfera; o Círculo de Bakhtin.

 

CIÊNCIA DAS IDEOLOGIAS E METALINGUÍSTICA NO CÍRCULO DE BAKHTIN: CONTINUIDADES E DESCONTINUIDADES

Luiz Rosalvo Costa - Pesquisador do GP Diálogo (USP)

luizrosalvo@uol.com.br

O objetivo da comunicação proposta é apresentar um olhar sobre a obra do Círculo de Bakhtin buscando discutir os nexos entre dois grandes programas teóricos a partir dos quais podem ser articulados os trabalhos de Medviédev, Volóchinov e Bakhtin. Um deles, explicitado em textos dos anos 1920, é designado como ciência das ideologias e tem como propósito a formação de um corpo de conhecimentos e princípios teóricos voltados para o estudo da produção e circulação de signos nas diferentes esferas da comunicação socioideológica: a literatura, a arte, a ciência, a religião etc. O outro, cuja explicitação se dá em textos dos anos 1950 e 1960, é designado como metalinguística e tem como objetivo a constituição de uma disciplina científica que, dedicando-se ao estudo das relações dialógicas, ultrapasse os limites da linguística tradicional e contribua para a compreensão dos fenômenos da comunicação discursiva na sociedade. Discutindo possíveis continuidades e descontinuidades entre os dois projetos, a comunicação pretende ainda se debruçar rapidamente sobre o modo como as duas perspectivas lidam com a questão do caminho metodológico adequado para articular a teoria à análise de produções enunciativas concretas.

Palavras-chave: Círculo de Bakhtin; Ciência das ideologias; Metalinguística; Discurso.

 

TERTIUM COMPARATIONIS E A ANÁLISE COMPARATIVA DISCURSIVA

Maria Glushkova - Pós-Doutoranda (USP)

maria.glushkova@yahoo.com

O conceito de tertium comparationis, ou seja, a terceira parte de comparação, que antigamente foi usada na área da retórica contrastiva, está se tornando um conceito de grande importância em todos os níveis de análise, inclusive da análise comparativa discursiva. O conceito será definido em função do nível discursivo de análise, com base em conceitos que são comparáveis entre culturas e podem ser aplicados em níveis variados da análise. O estudo é inspirado pelos trabalhos de análise comparativa de discursos, desenvolvidos pelos pesquisadores do Cediscor (Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3), por grupos de pesquisa nos Estados Unidos, na Espanha, na Rússia e no Brasil, apoiando-se ainda na teoria bakhtiniana.

Palavras-chave: Estudos discursivos; Análise discursiva; Tertium comparationis.

 

NORMA E ESTILO NO TEXTO LITERÁRIO: O CASO DE ORAÇÕES SUBORDINADAS SEM CONJUNÇÃO

Sueli Pinheiro da Silva - Doutoranda (UEPA/USP)

suelipinheiro2011@gmail.com

Este estudo visa identificar como se constroem as relações discursivas entre norma e estilo no texto literário, a partir de um corpus constituído em uma obra da literatura de expressão amazônica. Sua base teórica se fundamenta, sobretudo, em estudos bakhtinianos acerca do papel da estilística no ensino de língua (em particular, de uma experiência vivida por ele como professor de língua russa), recentemente traduzidos e publicados no Brasil. Partimos da hipótese de que, para além da chamada “licença poética” há, no discurso literário, modos específicos de dizer por meio das orações subordinadas sem conjunção que lhes confere certa dramaticidade e que, ao serem transportadas para o plano em que se apresente a conjunção, haverá mudanças tanto no aspecto formal quanto estilístico. Há ainda que se verificar como os sujeitos se inscrevem por meio de tais escolhas e que efeitos de sentido assumiria o texto nas perspectivas em questão. Ao investigar um fenômeno ainda não explorado pelas gramáticas brasileiras, a pesquisa pretende contribuir para a discussão sobre novas perspectivas voltadas para as práticas de ensino de língua portuguesa, que deveria, conforme assevera Bakhtin (2013), ser impreterivelmente articulado à estilística.

Palavras-chave: Norma; Estilística; Ensino.

 

ANÁLISE COMPARATIVA DE DISCURSOS: UMA ABORDAGEM SEMÂNTICA

Michele Pordeus Ribeiro - Pesquisadora do GP Diálogo / Clesthia-Cediscor

michelepordeus@yahoo.fr

O objetivo desta comunicação é expor os princípios teóricos e metodológicos de uma análise comparativa de discursos “com entrada léxico-semântica”. Retomaremos inicialmente alguns estudos realizados no campo da análise comparativa de discursos na França e no Brasil, a fim de evidenciar as principais dificuldades que emanam da comparação entre discursos oriundos de línguas e culturas diferentes. Em seguida, mostraremos como a questão semântica surgiu e integrou o nosso projeto de comparação de discursos midiáticos em francês e em português; esse ponto será ilustrado com os resultados de um estudo sobre o funcionamento das palavras da oposição política “direita” e “esquerda” (“droite” e “gauche”, em francês), em um corpus formado por discursos dos jornais O Estado de S. Paulo e Le Monde e recolhidos em períodos eleitorais (eleições presidenciais de 2002 no Brasil e de 2007 na França). Apresentaremos, por fim, uma reflexão, mais ampla, sobre o papel do cotexto e do contexto (em particular, cultural) na construção do sentido em discurso.

Palavras-chave: Análise comparativa de discursos; Mídia; Direita/esquerda (droite/gauche); Semântica discursiva.

ESTUDANTES DO GP DIÁLOGO (USP/CNPQ)

CATAVENTO CULTURALMUSEU OU CENTRO DE CIÊNCIA?

Arlete Machado Fernandes Higashi - Doutoranda (USP)

arletehigashi@yahoo.com.br

Os museus e os centros de ciência são, tradicionalmente, categorizados por meio do acervo que expõem. No entanto, a definição dessas duas categorias é mais ampla e bastante controversa. Assim, com o objetivo de apresentar e compreender as especificidades que conferem a uma instituição status de museu e/ou centro de ciência, este trabalho se volta a apresentar, com base na bibliografia sobre o tema e à luz das noções de enunciado, ênfase valorativa e entonação advindas da teoria bakhtiniana, as principais convergências e divergências que podem delimitar esses dois tipos de instituições. Esse entendimento fez-se necessário a partir da leitura analítica do nosso corpus, o qual é composto por documentos públicos do Catavento Cultural e Educacional. O conteúdo dos referidos documentos revela que a instituição não apresenta uma uniformidade terminológica para se autodesignar. Termos como Museu Catavento, Museu da Criança, Espaço interativo de ciência, Espaço Cultural de Ciência são usados de modo intercambiável, gerando certa instabilidade interpretativa quanto a considerar a instituição como um centro ou um museu de ciência.

Palavras-chave: Museu de ciência; Centro de ciência; Teoria bakhtiniana; Catavento Cultural e Educacional.

 

UMA ANÁLISE BAKHTINIANA DA COMPETIÇÃO NO FACEBOOK

Artur Daniel Ramos Modolo - Doutorando (USP)

a.d.r.modolo@gmail.com

A presente comunicação visa analisar a maneira pela qual a competição se constitui discursivamente em páginas de divulgação científica no Facebook.  Empregaremos como material de análise posts publicados pelas revistas “Superinteressante”, “Scientific American Brasil” e “Pesquisa Fapesp” durante a primeira semana de dezembro de 2015 em suas respectivas páginas no Facebook. Quantitativamente analisaremos as curtidas e compartilhamentos como índices de interesse do leitor presente no Facebook. Qualitativamente investigaremos como os comentários permitem não apenas a aprovação dos enunciados postados, mas também réplicas, perguntas, sugestões etc. As ideias bakhtinianas referentes à responsividade, contexto sócio-histórico e relações dialógicas serão utilizadas como orientação teórico-metodológica dessa comunicação. As revistas de divulgação científica eram uma das mais relevantes fontes de conteúdo relacionado à ciência no cenário pré-popularização da Internet. Tal protagonismo passou a ser continuamente compartilhado após o crescimento do uso domiciliar da internet e das centenas de milhares de páginas criadas diariamente.  O Facebook possibilitou a ampliação do público leitor, criando um novo grau de competição entre as revistas que disputam a atenção do leitor em meio a outros posts de temática heterogênea. Em uma mídia com excesso de informação e escassez de atenção, indícios de competitividade irão ser buscados nos discursos analisados.

Palavras-chave: Competição; Discurso; Redes sociais; Divulgação Científica; Facebook.

 

PARA UMA FILOSOFIA DO ATO RESPONSÁVEL E OS DIÁLOGOS ENTRE BAKHTIN E KANT

Inti Anny Queiroz - Doutoranda (USP)

inti.queiroz@gmail.com

Neste estudo buscaremos mostrar o diálogo que Mikhail Bakhtin estabeleceu com as teorias do filósofo alemão Immanuel Kant na obra “Para uma filosofia do ato responsável”.  A construção da filosofia moral bakhtiniana acontece ao longo da obra em forma de refutação crítica presente nas relações teóricas pensadas pelo pensador russo. O diálogo é desenvolvido, na maior parte das vezes, de forma velada, sem a menção do nome do filósofo alemão, porém com diversas pistas que nos remetem a sua filosofia transcendental. Ao contrário de Kant, Bakhtin coloca a moral na razão prática, no ato, na realidade, na vida, na experiência. Para ele, o ato não é circunstância proveniente de um juízo racional como para Kant, e sim uma escolha concreta no mundo, de um ser único, dotado de emoção e desejo, historicamente situado, com valores axiológicos e que tem neste ato total  responsabilidade com o outro.  Além das refutações, esse diálogo também apresenta as influências vindas do teórico alemão. As categorias lógicas kantianas de tempo e espaço como base da arquitetônica em Bakhtin tornam-se ponto chave para compreender as relações do conteúdo. Também de Kant vem a parte formal da arquitetônica como sistema estruturante do pensamento.

Palavras-chave: Arquitetônica; Filosofia moral; Ato responsável.

 

ANÁLISE DIALÓGICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO EM LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO MÉDIO

Isabel Fernandes - Doutoranda (USP)

123bebel@gmail.com

O pensamento de autores do Círculo de Bakhtin foi o caminho para olhar o ensino de Língua Portuguesa no ensino médio, mais especificamente o deslocamento do gênero artigo de opinião da esfera jornalística para a do livro didático. Os conceitos de esfera, discurso, enunciado e gênero possibilitam enxergar a produção de linguagem como um todo de sentido, constituído por relações entre materialidade e ideologia. A comparação do gênero artigo de opinião nas duas esferas foi o percurso adotado. A análise de textos publicados em jornais online e de manuais de redação, assim como de estudos da área da comunicação, propiciou o reconhecimento das especificidades do gênero na esfera do jornalismo, de modo a ter elementos para analisá-lo nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático. O livro didático foi compreendido como um objeto de ensino-aprendizagem que revela concepções de linguagem, assim como o embate entre diferentes atores sociais envolvidos na sua produção e circulação, entre eles editoras, autores e Ministério da Educação, por meio das diretrizes e parâmetros curriculares para o ensino médio e do guia do livro didático, para entender como são encaminhadas propostas didáticas para leitura e produção de texto baseadas em gêneros do discurso.

Palavras-chave: Círculo de Bakhtin; Enunciado; Discurso; Artigo de opinião; Livro didático.

 

CIÊNCIA E EDUCAÇÃO NO SÉCULO XIX: O DIÁLOGO ENTRE OS PILARES ARQUITETÔNICOS DO DISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL OITOCENTISTA

Urbano Cavalcante Filho - Doutorando, USP/Brasil, Université Paris Ouest/França

urbanocavalcante@usp.br

Nessa comunicação, meu objetivo central é analisar a constituição da arquitetônica do discurso da divulgação científica oitocentista brasileira materializada numa das principais atividades de divulgativas de saberes científicos no século XIX, as Conferências Populares da Glória. Essa análise partirá da defesa de que o projeto arquitetônico dessa atividade é forjado através do diálogo estabelecido entre duas esferas ideológicas da comunicação humana: a científica e a educacional, esferas que considero os dois pilares arquitetônicos sustentadores desse projeto discursivo. A partir disso, objetivo empreender uma breve análise de como os centros valores dos discursos desses dois grandes pilares interagem (complementar, responsiva e dialogicamente) na constituição do sentido desse projeto enunciativo, discursivo e ideológico, sob a égide da responsabilidade, no sentido bakhtiniano do termo. Toda a análise empreendida nesse trabalho está pautada nos princípios teórico-metodológicos da teoria bakhtiniana, acionando, para isso, importantes categorias dessa teoria como dialogismo, gêneros do discurso, esferas ideológicas, responsividade, responsabilidade.

Palavras-chave: Teoria bakhtiniana; Divulgação científica; Arquitetônica; Centros de valor.

 

PÔSTERES

DIÁLOGO ENTRE BAKHTIN E AS PRÁTICAS DE ENSINO DOS ATOS DE LEITURA NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Adriana Naomi Fukushima da Silva - Mestranda (UNESP)

O atual sistema educacional apresenta documentos legais e Programas que evidenciam a necessidade de alfabetizar as crianças até os oitos anos de idade. Nas escolas estaduais de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, são distribuídos materiais pedagógicos do Programa Ler e Escrever. A fim de investigar a metodologia de ensino do professor com o material Ler e Escrever, o presente trabalho tem por objetivo apresentar dados de uma pesquisa em desenvolvimento que busca analisar as práticas de ensino dos atos de leitura com a utilização, pelo professor, do material do Programa Ler e Escrever, implantado desde 2008 na região metropolitana de São Paulo e, em 2009, no interior e litoral, pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, nos três primeiros anos do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Marília/SP. Por meio de uma pesquisa do tipo etnográfica, os dados foram coletados por meio de observação das práticas de ensino das professoras, análise do material do Programa Ler e Escrever e entrevista com as professoras observadas. Com o levantamento dos dados, da organização, da discussão e de sua análise à luz do referencial teórico apoiado nas concepções de linguagem do Círculo de Bakhtin, observou-se que o ensino das professoras não considera a língua como um enunciado nem o diálogo entre o leitor e o autor, mas evidencia práticas em que o leitor necessita oralizar e assim decodificar os caracteres, de modo que formam alunos que não compreendem o que leem.

 

ENTRE RESISTÊNCIAS E HEGEMONIA: A TELENOVELA "LADO A LADO" E O DEBATE DE AÇÕES AFIRMATIVAS NO ANO DE 2012

Ana Carolina Siani Lopes - Mestranda (PPGL/UFSCar)

O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações entre a telenovela “Lado a Lado”, veiculada pela Rede Globo entre os anos de 2012 e 2013, e os embates e discussões sobre Ações Afirmativas e cotas raciais que ocorreram na mídia brasileira no ano de 2012, impulsionados principalmente pela ADPF 186 - Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental - sobre as cotas raciais na Universidade de Brasília (UnB), sobre a qual o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu como constitucional o princípio da Ação Afirmativa por unanimidade, o que culminou na aprovação e sanção da “Lei de Cotas” (Lei Nº12.711, de 29 agosto de 2012). Desta forma, a pesquisa buscará compreender em que medida a novela e seu discurso podem estar relacionados e reverberando as vozes desse debate, uma vez que a mesma tem como pano de fundo o período pós-abolição da escravidão e os conflitos acerca da inserção da população negra na sociedade de classes do início do século XX, período muito rememorado no debate midiático para ressaltar o prejuízo histórico e marginalização sistemática do negro. Assim, fixamos algumas questões de pesquisa como norte: A telenovela uma vez mobilizando o contexto do Brasil pós abolição da escravidão, de que maneira apresenta esse cenário que tanto foi rememorado e mencionado no debate de inconstitucionalidade das cotas raciais? A obra apresenta rupturas e resistências em seu discurso? Está mais voltada às vozes dos grupos sociais dominantes? Qual a relação entre a vida e a arte neste caso específico? Em que pontos ambas se tocam ou em que medida ambas estão relacionadas? A telenovela responde ao que está em jogo na vida? Como aporte teórico, tomaremos a perspectiva dos estudos linguísticos de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, estabelecendo um diálogo com a perspectiva dos Estudos Culturais em comunicação e mídia.

 

O ENUNCIADO NUNCA É NEUTRO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE DISCURSOS NAS COMUNIDADES ETNOLINGUÍSTICAS DO BRASIL E DOS ESTADOS UNIDOS

Ana Clara Neves Silveira - Iniciação Científica (USP)

Este projeto de Iniciação Científica tem como foco desenvolver uma análise comparativa de discursos sobre as perspectivas de língua materna em duas comunidades etnolinguísticas diferentes: Brasil e Estados Unidos. Visando tal propósito, os fundamentos teórico-metodológicos escolhidos para o trabalho de pesquisa foram os desenvolvidos pelo Círculo de Bakhtin, com enfoque no método sociológico presente nos trabalhos dos anos 1920. O corpus foi constituído por cinco enunciados do jornal brasileiro Folha de S. Paulo e cinco do jornal estadunidense The New York Times. Será por meio desses enunciados e da inter-relação com o seu exterior, com suas bases materiais, com seus contextos sociohistóricoideológicos, materializados nas ênfases valorativas das dimensões verbal e verbo-visual, que buscaremos apontar quais são as semelhanças e as diferenças existentes entre as duas comunidades etnolinguísticas, e como se apresentam.

 

A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA CRIANÇAS NO BRASIL E NA ITÁLIA: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS REVISTAS “CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS” E “FOCUS JUNIOR”

Cleiciane da S. Barreto - Iniciação Científica (USP)

O objetivo principal desta pesquisa é verificar as diferenças e semelhanças de respostas dos destinatários presumidos entre a revista brasileira de divulgação científica para crianças “Ciência Hoje das Crianças” e a italiana “Focus Junior”, observando, ao mesmo tempo, como essas respostas influenciam na configuração verbo-visual dos enunciados dessas publicações. Nosso foco também abrange a comparação da divulgação ou popularização da ciência para criança nas comunidades brasileira e italiana que nos  permitirá compreender a relatividade verbo-ideológica contida nos enunciados das revistas selecionadas. Para desenvolvermos essa pesquisa, fundaremos nosso trabalho na teoria do Círculo de Bakhtin, pois nela coloca-se como fundamento da linguagem a “orientação dialógica do discurso entre discursos alheios”. (BAKHTIN, 2015, p. 47), a qual é integrada pela resposta e pela influência do discurso responsivo antecipável: “todo discurso está voltado para uma resposta e não pode evitar a influência profunda do discurso responsivo antecipável.”(BAKHTIN, 2015, p. 52). Assim sendo, os enunciados participam de um jogo vivo que continuamente estão evocando respostas e simultaneamente os inserindo na interação dialógica, dando a chance do outro afirmar, protestar, evocar, responder.

 

BAKHTIN COMO VISÃO DE MUNDO E APORTE METODOLÓGICO PARA COMPREENSÃO DE ENUNCIADOS NA PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS

 

Erika Regina Mozena e Fernanda Ostermann - Pós doutorado (Instituto de Física/UFRGS)

 

Neste trabalho, partindo de um aporte sociocultural pautado em Lemke (2012) e em Veneu (2012), apresentamos as bases da nossa pesquisa em ensino de ciências fundamentada na filosofia da linguagem de Bakhtin, tanto teórica como metodologicamente. No que tange à apropriação teórica, apoiados no pressuposto de que não somos apenas agentes, mas também produto das nossas relações sociais, culturais e históricas, dialogamos com Bakhtin (1977, 1998) e Souza (1999), formando uma posição valorativa fundamentada em conceitos como: relação dialógica eu-mundo-outro, signo, ideologia e heteroglossia.  Com relação ao uso da filosofia da linguagem de Bakhtin como metodologia de pesquisa, buscamos a compreensão de enunciados concretos proferidos em situação relacionados à educação e ao ensino de ciências. Nossa estratégia metodológica baseia-se na análise bakhtiniana do contexto extraverbal e dos horizontes sociais de valores, dos propósitos comunicativos e formas típicas de estruturação dos enunciados, além do estudo do tema e das relações dialógicas com outros enunciados, seus interlocutores e vozes. Como exemplo, mostraremos nosso trabalho de doutorado já concluído em que buscamos as contradições de sentidos relativos à interdisciplinaridade no contexto do ensino médio em enunciados de instâncias educacionais diversas. Nesse estudo, focamos a significação e os efeitos dos sentidos dos enunciados sobre interdisciplinaridade, em meio a relações dialógicas e sociais distintas, envoltas em tensões de poder, representadas na nossa pesquisa pelo sistema educacional brasileiro. Como resultados, apresentamos que a análise das relações dialógicas entre enunciados enriqueceu sobremaneira a nossa compreensão da interdisciplinaridade nos contextos situados, o que não poderia ser feito com a metodologia tradicional de “análise de conteúdo” usada comumente em nossa área de pesquisa. Por outro lado, apontamos que o uso de Bakhtin como aporte exige trabalho demasiadamente extenso e profundo, que sem dúvida seria melhor desempenhado por uma equipe e não por um pesquisador solitário.

 

O DISCURSO DIRETO E A CITAÇÃO DISCURSIVA DE VOLOCHÍNOV NA CANÇÃO HIP HOP

Camila Cristina de Oliveira Alves - Doutoranda (UNESP)

camila_oliveiralves@hotmail.com

Nesta apresentação, analisaremos três enunciados que dialogam entre si, sendo que a última retomada discursiva é parte integrante de uma canção hip hop, são eles: Lessig (2004) do livro Free Culture, atualizado no discurso de Harrison (2009) em Can I get an Amen, retomado por Wax Tailor (2007) na canção Once Upon a Past. Observando a utilização do sample (incorporação de um trecho musical em uma nova composição) enquanto recurso da linguagem na canção eletrônica, nossa proposta é exemplificar como se dá a retomada do discurso de outrem no Hip Hop. Discutimos, assim, a atualização do discurso alheio nessa esfera artística, ao mesmo tempo em que abordamos a natureza metodológica dessa ferramenta discursiva e suas implicações sócio-ideológicas, de acordo com as reflexões feitas por Volochínov acerca do discurso direto e da citação discursiva. Ressignificado a cada vez que é citado, um discurso não deixa de ser o que foi originalmente, agrega, entretanto, novos sentidos acrescidos de acordo com a situação e o contexto de produção. O sample, neste caso, é uma representação da alteridade materializada na canção. A enunciação de um dado sujeito que cita o discurso de outrem, de acordo com Volochínov, integra na sua composição outra enunciação; elabora regras sintáticas, estilísticas e composicionais para assimilá-la parcialmente, para associá-la à sua própria unidade sintática, estilística e composicional, embora conservando, pelo menos sob uma forma rudimentar, a autonomia primitiva do discurso de outrem, sem o que ele não poderia ser completamente apreendido. Analisamos, portanto, a utilização desse recurso na estética hip hop, que reflete/refrata em sua materialidade discursiva um ideal social de agregação, considerando que a dinâmica discursiva desse tipo de enunciado traz consigo a interação de vozes sociais e a retomada da fala do outro na composição e estilo da canção.

ARENA DE LUTAS: A PRESENÇA E A AUSÊNCIA DO “DIÁLOGO” NOS DISCURSOS SOBRE AS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS PAULISTAS EM 2015

Luiza Bedê e Cinthia Y. Galelli - Doutorandas (Unesp Araraquara)

O conceito de enunciado concreto, desenvolvido pelo Círculo de Bakhtin, compreende aquilo que está além dos limites linguísticos, além da compreensão de frase, ou seja, é entendido como uma parte da comunicação discursiva que, por sua vez, exige a unicidade do acontecimento. Desse modo, o enunciado concreto permite que haja embates entre diferentes vozes sociais demonstrando, assim, as ideologias e as forças centrípetas e centrífugas que as operam. Tendo em vista esses conceitos, analisaremos os discursos produzidos durante as ocupações dos secundaristas nas escolas públicas estaduais paulistas, no segundo semestre de 2015. Essas ocupações foram motivadas em resposta ao projeto de reorganização escolar proposto pelo governo estadual que fecharia, a princípio, 94 escolas e inúmeras salas de aula. Após protestos como moção de repúdio e manifestações nas ruas, os secundaristas decidiram ocupar as escolas alegando que suas vozes não estavam sendo ouvidas. Neste trabalho, cotejaremos dois discursos: o proveniente dos secundaristas e os institucionais. Estes, ligados à Secretaria da Educação, afirmam que houve diálogo na tentativa do processo de implementação da reorganização escolar, enquanto aqueles denunciam a ausência desse diálogo, afirmando que o projeto pretendia ser implantado de forma imposta. Para a análise do discurso dos secundaristas, utilizaremos como corpus o documentário “Acabou a paz: isto aqui vai virar o Chile” de Carlos Pronzato, já para análise do discurso institucional, utilizaremos as publicações feitas no site oficial da Secretaria da Educação do estado de São Paulo.

 

A EMERGÊNCIA DE GÊNEROS DISCURSIVOS NA ESFERA PEDAGÓGICA ONLINE: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO GÊNERO DO DISCURSO “MEME” 

Marina Totina de Almeida Lara - Mestradanda (Unesp Araraquara)

A atualização da esfera pedagógica para ambiente online possibilita a emergência de novos tipos de enunciados que se diferem dos comumente encontrados, por exemplo, nos materiais didáticos produzidos para aulas presenciais. A urgência por atendimento a esse novo perfil de aluno que utiliza o ambiente online leva os profissionais da esfera didático-pedagógica a buscarem maneiras de suprir as barreiras comunicativas que podem ser criadas quando se tem uma aula em ambiente online. Nesse contexto e motivados por essa expansão da esfera pedagógica, emergem nas aulas online – escritas – gêneros discursivos como os memes. Nossa hipótese inicial é que os memes, inseridos em enunciados digitais com enfoque didático/pedagógicos, figuram como uma atualização do discurso do “típico professor” dos cursinhos pré-vestibulares presenciais – que faz uso do humor em sala de aula -, visto que o sujeito professor inserido nesse contexto tecnológico se depara com necessidades comunicativas – para produção de humor, por exemplo - inexistentes nesse ambiente, e, para suprir essa necessidade, há a emergência de novos gêneros, como os que nos são caros: os memes e as gifs. Interessa-nos, neste trabalho, discutir a emergência e a constituição do gênero meme – e de possíveis gêneros que têm na memória o meme, como as gifs - em postagens didáticas de um blog de um cursinho pré-vestibular online disponibilizadas na rede, sob a perspectiva teórico-metodológica do Círculo de Bakhtin.

 

ENTRE VOSSLER E BAKHTIN/VOLÓCHINOV: PROXIMIDADES E DISTANCIAMENTOS ENTRE MARXISMO E IDEALISMO NA FILOSOFIA DA LINGUAGEM

Taciane Domingues - Iniciação Científica (USP)

Valentin Nikoláievitch Volóchinov, em Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas Fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem (MFL) - cuja autoria foi posteriormente atribuída a Mikhail Bakhtin-, lançou seu olhar para uma filosofia da linguagem de bases marxistas apoiando-se na crítica a outras duas correntes muito fecundas do início do século XX: a Escola de Genebra, representada por Ferdinand de Saussure, e a Idealistische Neuphilologie (Filologia Idealista Moderna), representada por Karl Vossler. Bakhtin/Volóchinov dialogam com tais correntes de maneira dialética, ou seja, refutando ou corroborando as ideias de Vossler e Saussure enquanto tese e antítese, sendo a obra MFL a síntese da crítica às anteriores mais as bases marxistas do estudo das ideologias. O objetivo desta pesquisa é estudar qual a contribuição da Idealistische Neuphilolgie na formação da filosofia da linguagem dos autores russos, revisitando as críticas feitas por Bakhtin/Volóchinov a Vossler e seguidores e confrontando-as com os escritos destes, publicados compiladamente em volumes ou em artigos de periódicos.

 

OBSERVAÇÃO:

Os resumos das comunicações individuais deste Caderno estão organizados em ordem alfabética nas categorias de pesquisadores/estudantes e seu conteúdo e redação são de inteira responsabilidade de seus autores. As atividades da Jornada serão realizadas no Prédio do Curso de Letras da FFLCH.