Ata da reunião de 07/05/2020

Todos participaram por Skype em razão da quarentena da Covid-19: Ana Carolina Pais, Ana Lúcia Guedes Pinto, Andressa Letícia Villagra Silva, Arlete Fernandes Higashi, Beatriz Amorim de Azevedo e Silva, Daniela Nienkötter Sardá, Giulia Chiaradia Gramuglia Araújo, Igor Bezerra de Mesquita, Inti Anny Queiroz, Letícia Thomé de Oliveira, Mait Paredes Antunes, Sheila Vieira de Camargo Grillo, Sueli Pinheiro da Silva (UEPA), Taciane Domingues Ferreira, Urbano Cavalcante Filho, Vanessa Fonseca Barbosa, Vânia Lúcia Menezes Torga, Yuri Andrei Batista Santos.

- discussão do artigo “O ethos de um legado” de Yuri Andrei Batista Santos

- agenda de reuniões do segundo semestre de 2020

Às 15:00, pela plataforma Google Meet, iniciou-se a reunião mensal do grupo Diálogo. Após dar as boas-vindas a todos os integrantes do grupo, a coordenadora, Sheila Vieira de Camargo Grillo, informou sobre a continuidade na organização de dois números temáticos, um na revista Linha d’Água e outro na Bakhtiniana, com uma seleção de trabalhos apresentados no Colóquio “90 anos de ‘Problemas da obra de Dostoiévski’(1929-2019)”, ocorrido em novembro de 2019.

Na sequência, foi discutido o artigo “O ethos de um legado” de Yuri Andrei Batista Santos. O professor Urbano Cavalcante já havia enviado suas sugestões por email, no qual sugeria para justificar aspectos da delimitação do objeto de estudo. Durante a reunião, destacou a atualidade do tema, a boa estrutura do artigo e a pertinência do título. A seguir, a professora Ana Lúcia sugeriu que o resumo fosse reelaborado para tornar-se mais informativo ao leitor, solicitou justificar a escolha do livro analisado e apontou uma possível intertextualidade com o filme “Em nome do pai”. A professora Vânia Torga também sugeriu reestruturar o resumo e destacou a qualidade do texto. A professora Sueli Pinheiro considerou que o livro analisado é da autoria do filho de uma economista, Miriam Leitão, muito conhecida por seu trabalho na televisão e que isso deveria ser discutido de algum modo. A coordenadora do grupo, a professora Sheila Grillo também sugeriu justificar a escolha do livro analisado e que a afirmação de que o “ethos” é o principal meio de persuasão precisa ser fundamentada em autores da área de retórica e argumentação. A doutora Inti Queiroz apontou a construção de um ethos familiar, mãe/filho, e destacou a diferença entre o momento da escrita e o da publicação do livro. A pós-doutoranda Daniela Sardá comentou que alguns trechos estão um tanto rebuscados, dificultando a compreensão, e sugeriu que Yuri mencionasse a polêmica entre Amossy e Ducrot em torno do conceito de argumentação.

Sem definir datas ainda, finalizamos a reunião com a definição dos seguintes autores que se dispuseram a apresentar artigos no segundo semestre de 2020: em agosto, Taciane Domingues Ferreira; em setembro, Urbano Cavalcante Filho; em outubro, Mait Paredes Antunes; em novembro, Ana Carolina Pais.

A reunião encerrou-se pontualmente às 17:00.