%1

Ata da reunião de 11/06/2018

Ata da reunião de 11/06/2018

 

Presentes: Arlete Fernandes Higashi (por skype), Artur Daniel Ramos Modolo (por skype), Beatriz Amorim de Azevedo e Silva, Daniella Nierkötter Sardá, Inti Anny Queiroz, Jonnhy Dotta, Maria Glushkova, Sheila Vieira de Camargo Grillo (por skype), Sueli Pinheiro (por skype).

 

Pauta:

1) Discussão do artigo de Beatriz A. de A. e Silva “Divulgação científica feita sob medida: análise da inscrição do interlocutor presumido em enunciados audiovisuais de DC no meio digital”;

2) Planejamento das atividades no segundo semestre de 2018.

 

Relato da reunião:

Às 15h do dia 11/06/2018, na casa de Maria Glushkova, deu-se início à reunião com a discussão do artigo de Beatriz Silva. Primeiramente, todos destacaram a qualidade da escrita e das reflexões da autora, realizadas em um tempo reduzido. Em seguida, os participantes da reunião comentaram os seguintes aspectos do artigo com vistas a melhorá-lo: do ponto de vista editorial, destacou-se a grande extensão do artigo e a possível dificuldade em encontrar um periódico para a publicação; do ponto de vista da terminologia conceitual, a expressão “teorias textual-discursivas” não é explicada no texto e não está presente nas obras do Círculo de Bakhtin, principal base teórica da pesquisa, o conceito de interlocutor presumido no texto de Medviédev “O método formal” merece uma retomada e reformulação no artigo, o conceito de “fundo aperceptível” merece um estudo (com citação da passagem de “Os gêneros do discurso”) e mais cuidado na crítica, destacou-se que a análise comparativa exige a consideração não apenas de duas línguas distintas, mas também de duas culturas distintas; do ponto de vista da escrita do texto, aconselhou-se a atentar para períodos muito longos que, apesar de bem articulados por Beatriz, dificultam a compreensão do artigo; do ponto de vista da análise do corpus, foi apontada a possível imprecisão na caracterização do interlocutor como “uma massa amorfa e indefinida”, sugeriu-se que a análise poderia se concentrar em um aspecto agregador das dimensões verbal e não-verbal dos enunciados do corpus, foi proposto que se contemplasse uma síntese da metodologia no resumo, recomendou-se a seleção temática de aspectos do corpus e que se trabalhasse com menos exemplos, aconselhou-se a  introduzir referências teóricas já na introdução para economizar espaço e a enfatizar mais os resultados da pesquisa nas conclusões.

Em seguida, foi discutida a agenda de atividades do segundo semestre, que ficou assim definida:

13/08 – às 15h – artigo de Daniela Nierkötter Sardá e organização da Jornada em dezembro

10/09 – às 15h – artigo de Maria/Taciane

08/10 – às 15h  – artigo de Ana Carolina

13/12 – às 15h – jornada com participação de Pampa Olga Aran (Universidad Nacional de Córdoba/Argentina) e Tatiana Bubnova (UNAM)

A reunião encerrou-se às 16h50.

 

 

 

Ata da reunião de Maio

Ata da reunião do Grupo Diálogo

 

Presentes: Ana Carolina Paes, Ana Clara Neves Silveira, Arlete Machado Fernandes Higashi, Artur Daniel Ramos Modolo, Beatriz Amorim de Azevedo e Silva, Inti Anny Queiroz, Maria Glushkova, Mayara Feliciano Palma, Flávia Silvia Machado, Sueli Pinheiro da Silva, Daniela Sardá.

 

Pauta: Discussão dos artigos de Inti e Artur

 

Às 15h do dia 14/05/2018, na sala 262 do prédio de Letras da FFLCH-USP, deu-se início à reunião do grupo. A primeira parte da reunião foi destinada à discussão do artigo da Inti, intitulado “A cronotopia bakhtiniana na esfera político-cultural brasileira e a construção do gênero Plano de Cultura”. A autora disse que o artigo se insere na área da filosofia da linguagem e justificou o foco dado ao processo de escrita em seu estudo. O grupo apontou falta de transcrições do corpus no artigo, mas segundo Inti, os documentos analisados são muito extensos e optou-se por referenciá-los ao longo do texto. Uma das participantes apontou para o estilo de escrita do artigo, que parece incorporar o estilo dos documentos que compõem o corpus, uma vez que se nota a presença de terminologia legislativa bem específica. Outra contribuição do grupo gira em torno das traduções de cronotopo. Sugeriu-se uma nota de rodapé para situar o leitor sobre a definição utilizada pela autora. Falou-se sobre a recursividade do corpus da autora, que sofre atualização constante, e sobre as implicações dessa característica para a metodologia do trabalho. Também sugerimos que fosse elaborada uma cronologia histórica para a sua tese.

 

No segundo momento, debatemos o artigo do Artur, cujo título é “o ato de compartilhar: a produção automática de enunciados no facebook”. Sheila sugeriu que a noção de responsividade fosse mais aprofundada e durante a reunião também se falou do conceito de interação verbal para o contexto de sua pesquisa.