%1

Forma Composicional

colaborou Flávia Machado

Podemos dizer que o conceito de composicionalidade aparece por meio de duas orientações distintas em toda a obra do Círculo. A primeira definição  é desenvolvida a partir da noção de forma arquitetônica, enquanto a segunda visa situar a forma composicional como um dos elementos constitutivos do gênero discursivo. Partindo da primeira orientação, temos que a noção de forma arquitetônica começa a ser elaborada em uma das primeiras obras atribuídas a Bakhtin, Por uma filosofia do ato (1924), mas é devidamente expandida no texto O problema do conteúdo, do material e da forma (1923-24). Neste último, o conceito de forma composicional aparece na contraposição com a noção de forma arquitetônica. Enquanto esta toma os valores morais e físicos do homem estético e da natureza, aquela refere-se ao objeto estético realizado da forma arquitetônica. O aparecimento de tal contraposição constitui-se como uma das críticas de Bakhtin à Estética Material e ao método formalista aplicado à obra artística. A forma arquitetônica determina a escolha pela qual o material é organizado e concretizado pela forma composicional, não devendo ser confundida com a própria forma composicional. Portanto, um análise estética deve se perguntar: de que maneira a forma composicional (organização do material) realiza uma forma arquitetônica (a unificação dos valores e a organização dos valores cognitivos e éticos)?

Forma

colaborou Profa. Dra. Sheila Grillo

O conceito de forma é central na teoria bakhtiniana presente no texto "O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária." (1924). Ele pode ser sintetizado como a expressão da atividade criativa, determinada axiologicamente, de um sujeito esteticamente ativo.  Deve ser estudada em duas direções:

1) Forma arquitetônica:

objeto estético, axiologicamente voltado para o conteúdo;

2) Forma composicional:

realização da forma arquitetônica em um material .

Desdobramentos do texto

O problemas do conteúdo do material e da forma na criação literária, 1923-24

Em nosso segundo encontro, cada integrante do grupo apresentou uma noção depreendida do texto que estudamos desde o primeiro encontro. Os conceitos-chave depreendidos - forma, forma arquitetônica, forma composicional, material, conteúdo, autor-criador e gênero discursivo – constituirão tópicos das próximas postagens.