Forma Composicional

colaborou Flávia Machado

Podemos dizer que o conceito de composicionalidade aparece por meio de duas orientações distintas em toda a obra do Círculo. A primeira definição  é desenvolvida a partir da noção de forma arquitetônica, enquanto a segunda visa situar a forma composicional como um dos elementos constitutivos do gênero discursivo.

Partindo da primeira orientação, temos que a noção de forma arquitetônica começa a ser elaborada em uma das primeiras obras atribuídas a Bakhtin, Por uma filosofia do ato (1924), mas é devidamente expandida no texto O problema do conteúdo, do material e da forma (1923-24). Neste último, o conceito de forma composicional aparece na contraposição com a noção de forma arquitetônica. Enquanto esta toma os valores morais e físicos do homem estético e da natureza, aquela refere-se ao objeto estético realizado da forma arquitetônica. O aparecimento de tal contraposição constitui-se como uma das críticas de Bakhtin à Estética Material e ao método formalista aplicado à obra artística. A forma arquitetônica determina a escolha pela qual o material é organizado e concretizado pela forma composicional, não devendo ser confundida com a própria forma composicional.

Portanto, um análise estética deve se perguntar: de que maneira a forma composicional (organização do material) realiza uma forma arquitetônica (a unificação dos valores e a organização dos valores cognitivos e éticos)?