VI ENCONTRO DO SUBGRUPO DE PESQUISA TEORIA BAKHTINIANA (GEDUSP/CNPq)

Por Urbano Cavalcante Filho

Sob a coordenação da Profa. Dra. e líder do subgrupo, Sheila Grillo, o encontro do grupo aconteceu no dia 15/09/2014, e contou com a presenta dos orientandos e pesquisadores Urbano Cavalcante Filho, Luiz Rosalvo Costa, Artur Modolo e Inti Queiroz. A pauta principal desse V encontro foi a discussão da proposta de artigo de Inti Queiroz.

Com a finalidade de discutir, aportada na teoria dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin, sobre a questão da autoria e da forma arquitetônica no gênero discursivo projeto cultural, Inti submeteu à apreciação do grupo seu texto intitulado “A criação no gênero do discurso projeto cultural: autoria e forma arquitetônica”. Neste escrito, a autora inicia sua reflexão com uma discussão sobre a produção cultural no Brasil, nos âmbitos federal, estadual e municipal, pontuando o aumento contínuo da produtividade do projeto cultural na esfera político-cultural no Brasil nos últimos tempos. No texto, a autora afirma que, para compreender melhor como funciona o processo de criação dos enunciados do gênero projeto cultural, serão acionados conceitos de autor-criador, campo/esfera, signo ideológico, forma arquitetônica, gêneros discursivos e relações dialógicas da teoria bakhtinana, tomando como corpus 9 projetos culturais aprovados em 3 leis de incentivo.

As considerações têm início com a fala de Sheila se posicionando sobre a necessidade de haver reformulações no texto, principalmente no que tange à delimitação temática. Aponta a importância de o texto apresentar, com vistas à revista a ser submetido, uma estrutura canônica, com a escolha de uma das noções apresentadas e tratar com profundidade tal questão, pois isto é que constitui a finalidade de um artigo. Foi sugerida a seguinte estrutura para o texto: na introdução, apresentar o objetivo de forma clara e delimitada, anunciando o referencial teórico adotado e o material que servirá de corpus para o estudo.

Na segunda seção do artigo, uma discussão sobre as especificidades projeto cultural deve ser empreendida; em seguida, uma discussão profunda sobre a questão da autoria com base na teoria do Círculo de Bakhtin, para, enfim, concluir o estudo com uma seção analítica dos enunciados analisados, acompanhada das considerações finais (e referências). Durante a discussão, Urbano fez considerações sobre a quantidade de projetos que constituiu o estudo. E sugeriu que talvez fosse mais interessante, considerando a extensão do trabalho e o objetivo do artigo, de redução na quantidade de projetos a serem analisados, sugerindo que sejam tomados 3 projetos que atendam ao propósito de analisar as 3 diferentes formas de autoria dos projetos culturais, ou seja, a partir da discussão da existência de um autor-artista, um autor-formatador e um autor-coletivo, buscar no corpus dados que comprovem essas três formas de autoria de projeto cultural na esfera político-cultural brasileira. Artur problematizou sobre a quantidade dos conceitos mobilizados para o artigo e todos concordaram que o artigo traria uma contribuição relevante, se fosse escolhido um dos temas e lhe fosse dado um tratamento aprofundado E então, o debate continuou com a discussão sobre como o tema da autoria foi tratado nos textos do Círculo e como ele pode ser discutido no artigo.

Inti apresentou as diferentes formas que, em sua forma arquitetônica, os 3 tipos de autoria encontrados nos projetos objeto de sua pesquisa de mestrado se manifestam. Foi uma reunião de extrema contribuição para a discussão de importante conceito do Círculo para análise de enunciados em língua portuguesa. A reunião foi finalizada com Sheila pontuando o interesse de dois membros do subgrupo de realizar doutorado sanduíche, da importância de os artigos produzidos e discutidos serem submetidos às revistas, pois essa é a razão do modus operandi das reuniões do grupo nesse ano. Como encaminhamentos, ficou decidido que no próximo encontro discutiremos o artigo já produzido por Artur e Sheila sobre “Letramento Digital”, acompanhado dos pareceres avaliativos, e em novembro discutiremos o novo artigo de Inti, a partir das considerações apresentadas.