Reunião de agosto/2020

Ata da reunião de 13/08/2020

Todos participaram à distância em razão da quarentena da Covid-19: Andressa Letícia Villagra Silva, Arlete Fernandes Higashi, Giulia Chiaradia Gramuglia Araújo, Letícia Thomé de Oliveira, Mait Paredes Antunes, Sheila Vieira de Camargo Grillo, Sueli Pinheiro da Silva (UEPA), Taciane Domingues Ferreira, Vanessa Fonseca Barbosa, Urbano Cavalcante Filho, Vânia Lúcia Menezes Torga, Yuri Andrei Batista Santos.

Pauta:

- avisos gerais

- discussão do artigo “O dialogismo: de Humboldt a Volóchinov, a consciência vira fato sócio-ideológico” de Taciane Domingues Ferreira

Reunião:

Às 15:00, pela plataforma Google Meet,  iniciou-se a reunião mensal do grupo Diálogo. Após dar as boas-vindas a todos os integrantes do grupo, a coordenadora, Sheila Vieira de Camargo Grillo, informou sobre:  a continuidade na organização dos números das revistas Linha d’Água e Bakhtiniana; a defesa da dissertação de mestrado de Taciane Domingues Ferreira em 15/09/2020 às 14h; e a intenção de organizar um Colóquio Internacional sobre o livro de Bakhtin a respeito de Rabelais, em novembro de 2021.

Sobre o artigo, de uma maneira geral todos os participantes destacaram a consistência, a densidade e mesmo a dificuldade para entendê-lo, em razão da complexidade dos temas abordados. A pesquisadora Sueli apontou a ausência de resumo e sugeriu anunciar a análise comparativa já na abertura do artigo. Urbano comenta que a parte relativa à filosofia da linguagem de Volóchinov está pouco desenvolvida em comparação com a de Wilhelm Humboldt. A pesquisadora Ana Lúcia também sinaliza a necessidade de ampliar a abordagem da teoria de Volóchinov, sugere repensar um período muito longo no segundo parágrafo do texto e destaca o tom coloquial do verbo “vira” presente no título do artigo. A pesquisadora Vânia apreciou o título e sugeriu evitar a expressão “no tocante”, muito empregada na esfera política contemporânea, e recomendou também uma maior atenção à teoria de Volóchinov. O doutorando Yuri sugere explicitar a análise comparativa. Por fim, a pós-doutoranda Vanessa salienta as diferentes abordagens do dialogismo em linguística e questiona a revelação dos resultados da pesquisa já na introdução. A discussão encerrou-se com considerações da pesquisadora Sheila a respeito não apenas das diferenças entre Humboldt e Volóchinov, mas também das proximidades entre eles, uma vez que o pensador alemão faz parte da síntese dialética proposta pelo teórico soviético.

A reunião encerrou-se às 17h00.