Ata da reunião de abril de 2019

Ata da reunião de 09/04/2019

Presentes: Andressa Letícia Villagra, Ana Carolina Pais, Arlete Fernandes Higashi, Artur Daniel Ramos Modolo, Beatriz Amorim de Azevedo e Silva, Daniella Nierkötter Sardá, Jonnhy Dotta, Maria Glushkova, Sheila Vieira de Camargo Grillo, Sueli Pinheiro da Silva (por skype), Taciane Domingues, Vanessa Fonseca Barbosa, Yuri Andrei Batista Santos.

Pauta:

1)Discussão do artigo: Wilhelm von Humboldt no contexto histórico e atual: Brasil, Rússia e a diversidade linguística – Maria Glushkova, Taciane Domingues

2) Organização do Colóquio Internacional “90 anos de ‘Problemas da obra de Dostoiévski’”

Relato da reunião:

Às 15h, do dia 09/04/2019, na sala 262 do prédio de Letras (FFLCH), iniciamos a reunião de 2019 do Grupo de Pesquisa Diálogo. Em primeiro lugar, discutimos o artigo supra-citado de Maria Glushkova e Taciane Domingues. Em primeiro lugar, a pós-doutoranda Daniela comentou a boa organização e estruturação do texto; destacou que os enunciados analisados são exemplos e não uma análise comparativa. Em seguida, Daniela trouxe dados de uma pesquisa que analisou a coautoria em artigos científicos. Segundo o estudo, a coautoria é uma prática corrente na esfera científica: na Química e na Biologia, 70% do artigos são escritos em coautoria; na Física, 67%; na Matemática, 15%; em História, 4%. Pesquisas interdisciplinares facilitam a coautoria, contribuindo para o aprofundamento teórico, enquanto que áreas mais teóricas parecem favorecer menos a coautoria. O próximo a comentar o texto foi o professor e pós-doutorando Urbano que ressaltou a carga informacional do texto e avaliou que ou a análise das entrevistas precisaria ser mais desenvolvida ou os excertos deveriam funcionar apenas como exemplos; sugeriu uniformizar os gêneros conversa/entrevista; e destacou a boa justificativa do artigo. A pós-doutoranda Vanessa também enfatizou que as entrevistas serviram como exemplo e não foram analisadas; pontuou o uso de termos informais (de peso, patente); observou ainda que a expressão “panorama histórico e atual” é muito ampla e não contribui para a coerência interna do artigo. O pesquisador Artur também considerou que os fragmentos das entrevistas presentes no artigo serviriam melhor aos objetivos do artigo como exemplos e não como objetos de uma análise comparativa. Por fim, a professora e líder do grupo Sheila alertou para não usar “apud” em artigos científicos e em pesquisas científicas no geral (IC, mestrado, doutorado etc.), pois uma trabalho científico pressupõe pesquisa com as fontes primárias.

Na última parte da reunião, Sheila informou que a elaboração do processo de pedido de financiamento à Fapesp do Colóquio Internacional “90 anos de ‘Problemas da obra de Dostoiévski’” a realizar-se de 26 a 28 de novembro de 2019 estava em processo adiantado e seria finalizado e submetido nas próximas semanas. A pós-doutoranda Vanessa Fonseca Barbosa foi apresentada ao grupo na condição de bolsista PNPD-Capes (2018-2019) e foi comunicado que ela passaria a integrar a comissão de organização do referido colóquio. Foi solicitado à mestranda Taciane pensar na elaboração de um logotipo ao evento.

A reunião encerrou-se às 17h20.