Conferência "Um olhar bakhtiniano para a problemática do corpus digital" com a Profa. Dra. Flávia Sílvia Machado (Université de Poitiers)

Os enunciados digitais nativos, que foram produzidos diretamente na internet, apresentam uma série de desafios aos analistas do discurso de diferentes filiações teóricas. Sob a luz da teoria bakhtiniana, pretendemos debater algumas problemáticas imanentes do enunciado digital para os processos de seleção e recorte do corpus. Dentre as inúmeras questões teórico-metodológicas que se impõem ao tratamento do corpus digital, destacamos: (1) De que forma a conclusibilidade do enunciado digital é afetada pela acessibilidade ilimitada e grande potencialidade responsiva do meio digital? (2) Como apreender o contexto imediato dos enunciados em um meio líquido e de atualização constante? (3) Quem são os sujeitos do enunciado digital e como se dá a relação entre eles? (4) Como representar o corpus digital em nossas análises?

A conferência acontecerá no dia 03/08/15, 16h,  na sala 261 da Faculdade de Letras (FFLCH - USP). Não é necessário se inscrever antecipadamente.