O SUBGRUPO DE PESQUISA TEORIA BAKHTINIANA NO I CIED DA USP

Por Urbano Cavalcante Filho

 O V Encontro do Subgrupo de Pesquisa, liderado pela Profa. Dra. Sheila Grillo, deu-se, durante o I CIED - Congresso Internacional de Estudos do Discurso da USP, evento promovido pelo Grupo de Pesquisa em Estudos do Discurso da USP (GEDUSP/CNPq), ocorrido de 06 a 08 de agosto de 2014, contando com a participação da Profa. Sheila na Comissão Organizadora do evento e o integrante Urbano Cavalcante Filho como Comissão de Apoio.

Nesse congresso, os integrantes do subgrupo de pesquisa tiveram a oportunidade de expor as pesquisas que vêm desenvolvendo, por meio de apresentações em mesas temáticas, comunicações individuais e conferências plenárias.

A abertura oficial do evento teve início na manhã do dia 06/08/2014 com as boas-vindas feitas pela Comissão Organizadora do evento, professores do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP e membros do GEDUSP, e pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa.

abertura

O início das atividades do evento deu-se com a conferência de abertura “De l'interdisciplinarité dans les sciences humaines et sociales et la place des sciences du langage proferida em português pelo prof. Dr. Patrick Charaudeau (Université Paris 13).

charaudeau

Na tarde do dia 06/08/2014, a integrante e líder do nosso subgrupo, Profa. Dra. Sheila Grillo, coordenou a Mesa Temática “A teoria bakhtiniana em pesquisas atuais”, contando com os trabalhos das seguintes professoras pesquisadoras:

  1. “Alteridade e posicionamento axiológico em práticas discursivas midiáticas”, da Profa. Dra. Maria Bernadete Fernandes de Oliveira, da UFRN;
  2. “A questão da pontuação nos manuais didáticos: entre o assumido e o realizado”, da Profa. Dra. Maria da Penha Casado Alves, também da UFRN; e
  3. “Marxismo e Filosofia da Linguagem: a obra e seu contexto intelectual”, da Profa. Dra. Sheila Vieira de Camargo Grillo (USP).

sheila

maria bernadete - maria da penha e sheila vieira

ana zandwais e geraldo tadeu

Nessa mesma tarde, na sessão 07 sobre Análise do Discurso, a integrante do grupo Arlete Machado Fernandes Higashi apresentou sua comunicação individual intitulada “Os museus de ciência à luz da teoria dialógica do Círculo de Bakhtin”, enquanto que na seção 08 sobre Teoria Bakhtiniana, outra integrante do grupo, Inti Anny Queiroz, apresentava seu trabalho “Processos de criação no gênero do discurso projeto cultural: autoria e forma arquitetônica”. Nesse evento, outro membro integrante de nosso subgrupo teve seu trabalho intitulado “A produtividade da concepção bakhtiniana de esferas ideológicas para análise de enunciados da revista Ciência Hoje nas décadas de 1990 e 2000” aprovado para comunicação individual. A Profa. Dra. Simone Ribeiro Ávila Veloso, integrante de nosso subgrupo de pesquisa também participou do I CIED na condição de ouvinte.

Outro membro do grupo, o doutorando Urbano Cavalcante Filho, apresentou seu trabalho intitulado “Pelas veredas da teoria bakhtiniana: a elaboração epistemológica do conceito de arquitetônica”, na Seção 25 dedicada à Teoria Bakhtiniana, no dia 07/08/2014.

urbano apresentando trabalho

Nesse evento, ainda sobre os estudos bakhtinianos, destacamos os seguintes trabalhos apresentados:

1. A conferência plenária proferida pela Profa. Dra. Ana Zandwais, da UFRGS, com o tema “As Influências dos Pressupostos Filosóficos do Círculo de Bakhtin Para a Construção de Teorias Enunciativas e Discursivas”;

2. A mesa redonda “Perspectivas teórico-metodológicas do discurso na perspectiva bakhtiniana”, coordenada pela Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos (USP), com os seguintes trabalhos:

a. “Ponto de vista e interpretação como modo de perceber, compreender, sentir e se posicionar”, da Profa. Dra. Dóris Arruda da UFPE;

b. “Em busca da unidade e da unicidade da comunicação dialógica na obra plurilíngue do Círculo de Bakhtin”, do Prof. Dr. Geraldo Tadeu Souza, da UFScar; e

c. “A dor e o exílio de A criatura dócil: fronteiras estéticas e éticas”, da Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos da USP.

ana e maria ines

Sob a apresentação e coordenação da Profa. Sheila Grillo, o evento acaba com a conferência de encerramento proferida pela Profa. Dra. Beth Brait (USP-PUC/SP), com o tema “Discursos de resistência na arte e na vida”.

conferencia encerramento beth brait

zilda

discussão beth

Foi um evento de extrema relevância aos pesquisadores interessados nos estudos no discurso. Além disso, foi bastante produtivo e enriquecedor para os membros do subgrupo de pesquisa Teoria Bakhtiniana a participação no I CIED.

Lembramos aos nossos leitores que, por se tratar de um evento itinerante, o II CIED ocorrerá na Universidade do Porto (Portugal). Programem-se e participem!!!