Reunião de novembro de 2019

Ata da reunião de 04/11/2019

Presentes: Ana Lúcia Guedes Pinto, Andressa Letícia Villagra Silva, Arlete Fernandes Higashi, Beatriz Amorim, Daniela Nienkötter Sardá, Igor Bezerra Mesquita, Inti Anny Queiroz, Mait Paredes Antunes, Sheila Vieira de Camargo Grillo, Vanessa Fonseca Barbosa, Yuri Andrei Batista Santos.

Pauta:

- avisos gerais

- discussão artigo “O HETERODISCURSO NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: DIALOGISMO E/OU POLIFONIA?” de Urbano Cavalcante da Silva Filho

- Organização do Colóquio

 

Às 15:00, na sala 263 do prédio de Letras da FFLCH,  iniciou-se a reunião de novembro de 2019 do grupo Diálogo.

Primeiramente, foi anunciada a saída da 2ª. edição do livro “Questões de estilística no ensino da língua” pela editora 34.

Em seguida, foi discutido o artigo “O heterodiscurso na divulgação científica: dialogismo e/ou polifonia?” de Urbano Cavalcante da Silva Filho. Arlete fez a primeira intervenção ao observar os seguintes aspectos: necessidade de acrescentar resumo, repetição do termo fenômeno, sugestão de retirar as resenhas sobre a divulgação científica, melhor delimitação do conceito de supradestinatário, pouco espaço para a análise. Inti pontuou a falta de diferenciação entre os conceitos de dialogismo e relações dialógicas, e sugeriu cuidado com o uso do termo diálogo. Ana Lúcia apontou que as análises têm peso menor do que a parte teórica e sugeriu padronizar a citação de autores. Vanessa observou que a crítica e menção a Saussure não contribuem com o trabalho, que atribuir uma abordagem discursiva a Kristeva parece inadequado. Daniela comentou que o artigo conversa com sua própria pesquisa e recomendou que as traduções ficassem no corpo do artigo. Yuri indicou que algumas citações de Paulo Bezerra são extensas demais. Por fim, Sheila observou haver um excesso de uso de comentadores para analisar os textos bakhtinianos e sugeriu que voz interpretativa de Urbano aparecesse mais.

Na última parte da reunião, foram discutidos aspectos práticos da organização do Colóquio Internacional “90 anos de ‘Problemas da obra de Dostoiévski’ (1929-2019)”, a saber: a aquisição de pilhas, cartão SD de 32 Giga, água, garrafinhas de água para os palestrantes das mesas, a organização do café, o convite às editoras 34 e Pontes para exporem livros etc.

Após a reunião, Daniela lembrou a não definição das datas das reuniões no primeiro semestre de 2020 e, por isso, como líder do grupo, acrescentei que as reuniões acontecerão às quintas-feiras, das 15:00 às 17:00, nos dias: 05/03 (Daniela/Maria), 02/04 (Arlete), 07/05 (Yuri) e 04/06 (Vanessa).