Ata da reunião de outubro de 2019

Ata da reunião de 07/10/2019

Presentes: Ana Carolina Pais, Ana Lúcia Guedes Pinto, Andressa Letícia Villagra Silva, Arlete Fernandes Higashi, Beatriz Amorim, Daniela Nienkötter Sardá, Igor Bezerra Mesquita, Inti Anny Queiroz, Mait Paredes Antunes, Sheila Vieira de Camargo Grillo, Sueli Pinheiro da Silva (por Skype), Vanessa Fonseca Barbosa, Yuri Andrei Batista Santos.

- discussão artigo “O estilo nos planos de cultura” da pesquisadora Inti Anny Queiroz

- discussão da resenha-artigo “O retrato de Mikhail Bakhtin em sua mais recente biografia russa (2017)” (BRAIT,  B.; PISTORI, M. H. C.; FRANCELINO, P. F. Linguagem e conhecimento (Bakhtin, Volóchinov, Medviédev) Campinas: Pontes, 2019. p. 15-42) da pesquisadora e líder do grupo Sheila Vieira de Camargo Grillo

- Organização do Colóquio

Às 15:00, na sala 263 do prédio de Letras da FFLCH,  iniciou-se a reunião de outubro de 2019 do grupo Diálogo.

Na abertura da reunião foram dados três avisos: a pesquisadora Vanessa Fonseca Barbosa anunciou o evento ‘Círculo de Bakhtin: alteridade, diálogo e dialética” que acontecerá em 22/11/2019 na PUCRS e a Abralin em cena que acontecerá na UNICAMP de 21 a 23/11/2019; por fim, a pesquisadora Sheila Grillo anunciou a iminente publicação da 2ª. edição de “Questões de estilística no ensino de língua” pela Editora 34.

Na sequência foi discutido o artigo “O estilo nos planos de cultura” da pesquisadora Inti Anny Queiroz. Após serem observadas a relevância e a qualidade do trabalho, os pesquisadores e estudantes passaram a fazer sugestões de melhora do texto. A pós-doutoranda Daniela sugeriu que duas justificativas fossem introduzidas no artigo - a escolha dos três planos de cultura e a relevância da teoria bakhtiniana para analisá-los – e observou que a presença recorrente de listas é uma forma de apagamento enunciativo, que já foi observado por ela em artigo publicado.  A pós-doutoranda Vanessa aconselhou a justificar a escolha de Bakhtin e não dos demais membros do Círculo para fundamentar a pesquisa. A pesquisadora visitante Ana Lúcia propôs que a autora especificasse o lugar enunciativo da menção aos cursos formativos presentes no artigo. A doutoranda Sueli sugeriu que o resumo contemplasse o modo de desenvolvimento da pesquisa. Por fim, a pesquisadora Sheila observou os seguintes aspectos: dar um título menos “protocolar” à seção de análise, dividi-las em sub-seções organizadas pelos aspectos trabalhados e introduzir a orientação teórica do Círculo de que, no fenômeno da linguagem, gramática e estilística fazem fronteira, conforme postulado por Volóchinov em “Marxismo e filosofia da linguagem” e por Bakhtin em “Questões de estilística no ensino de língua materna”.

No momento da discussão da resenha artigo sobre a biografia de Bakhtin (2017), os pesquisadores e estudantes comentaram a polêmica sobre as “mentiras” de Bakhtin, a relação com o irmão Nikolai, perguntaram sobre as fontes da biografia e o sentido de “cultura elitista” e “religião”.

Por fim, discutimos os seguintes pontos da organização do Colóquio “90 anos de ‘Problemas da obra de Dostoiévski’ (1929-2019): a proibição do uso de faixas em frente da mesa do auditório, o uso de 2 cartazes para anunciar o Colóquio, a compra e envio de todos os bilhetes de avião dos palestrantes convidados, a organização das pastas, o convite a professores comunicadores do evento para mediarem mesas redondas, a elaboração de um caderno de resumo e a organização das comunicações pela pesquisadora Inti.

A reunião encerrou-se às 17h20.