Reunião de Junho de 2017

Presentes:

Ana Clara Silveira Neves, Arlete Machado Fernandes Higashi, Flávia Sílvia Machado, Inti Anny Queiroz, Luiz Rosalvo Costa, Maria Glushkova, Mayara Feliciano Palma, Raphael Bessa Ferreira, Sheila Vieira de Camargo Grillo, Sueli Pinheiro da Silva, Taciane Domingues.

1)  Discussão do artigo “Análise comparativa estilística do gênero resumo: um estudo de caso nas publicações científicas no Brasil e na Rússia” de Maria Glushkova e Raphael Bessa Ferreira.

2) Organização do Colóquio Brasileiro-Franco-Russo em Análise Comparativa de Discurso.

Às 16h do dia 23/06/2017, na sala 261, Prédio de Letras (FFLCH), inciamos a reunião com a discussão do artigo acima mencionado. Com o objetivo de contribuir para a melhoria do texto, os pesquisadores Flávia e Luiz Rosalvo ficaram encarregados de discutir o artigo. Flávia apontou  a ausência de referências do conceito de comunidade etnolinguística, solicitou explicitar a inserção da perspectiva bakhtiniana nos manuais de estilística no Brasil e fez observações sobre construções sintáticas a serem revistas. Já Luiz Rosalvo ressaltou a adequação do texto ao artigo científico, sugeriu uma revisão de questões textuais e gramaticais, apontou a presença de juízo de valor na análise comparativa dos resumos produzidos pelas comunidades russa e brasileira e ressaltou que as pesquisas russas parecem ancorar-se na crença da objetividade do discurso científico, ao invés de defender um efeito de sentido de objetividade do discurso científico, como ocorre com trabalhos em análise do discurso científico no Brasil.

Na segunda parte da reunião, planejamos a organização do Colóquio Brasileiro-Franco-Russo em Análise de Discurso. Primeiramente, Luiz Rosalvo, responsável pelas inscrições, relatou a ocorrência de inscrições de 6 ouvintes e 2 comunicações individuais. Em razão do número ainda pequeno, decidimos reforçar a divulgação. A estudante Inti sugeriu impulsionar a publicação no Facebook, divulgar o evento no Gel e enviar o cartaz do evento para listas de estudantes e professores. Enquanto discutíamos a divulgação, as estudantes Ana Clara e Taciane fizeram cópias atualizadas do cartaz e substituíram as antigas nos murais do prédio de Letras. Também indicamos os estudantes Inti e Artur para exercer o papel de técnicos na manejo dos equipamentos do auditório István Jancsó. A partir de informe da pesquisadora Sheila de que a Capes não valoriza publicações em Anais, desistimos da ideia de fazer anais e indicamos a possibilidade de fazer um livro digital (também conhecido como ebook) sob a possível responsabilidade de Maria Glushkova.

A reunião encerrou-se às 18h.