Reunião de Maio de 2017

 

Presentes:

Ana Clara Silveira Neves, Arlete Higashi, Flávia Sílvia Machado (por Skype), Luiz Rosalvo Costa, Maria Glushkova, Mayara Feliciano Palma, Sheila Vieira de Camargo Grillo, Sueli Pinheiro da Silva, Urbano Cavalcante Filho.

 

Pauta:

1) Organização do Colóquio Brasileiro-Franco-Russo.

2)  Discussão do artigo “Flutuações de sentido da palavra “ocupação”” de Isabel Fernandes.

 

Reunião:

Às 16h do dia 26/05/2017, na sala 261, Prédio de Letras (FFLCH), iniciamos a reunião com a organização do “1 Colóquio Brasileiro-Franco-Russo em Análise de Discurso. Análise de Discursos e Comparação: questões teóricas, metodológicas e empíricas”. A profa. Sheila Grillo informou que recebeu resposta positiva da FAPESP ao pedido de financiamento do Colóquio, porém a fundação subsidiará apenas a vinda das professoras da França. Para custear a viagem da professora Dária Alekséevna Chúkina (Universidade Górnyi), a professora Sheila solicitou verba de internacionalização da USP ao PPG em Filologia e Língua Portuguesa e recebeu resposta positiva. Em seguida, informou sobre as providências a respeito das inscrições do Colóquio. Foi decidido que, em razão das dificuldades encontradas, ficou suspensa a organização de lanches nos intervalos do Colóquio e que os participantes poderiam se dirigir à lanchonete em frente ao auditório István Jancsó. Em razão disso, o valor das inscrições foi diminuído.

Na segunda parte da reunião, os pós-doutorandos Luiz Rosalvo Costa e Maria Glushkova conduziram a apreciação do artigo acima mencionado de Isabel Fernandes. Entre os aspectos discutidos, destacam-se: 1) Discutir como autores que já aproximaram Bakhtin e Bourdieu; 2) Comentar a autoria disputada de “Marxismo e filosofia da linguagem”; 3) Separar o trabalho do Círculo dos anos 1920 e os de Bakhtin a partir dos anos 1930; 4) Desenvolver a articulação entre as duas teorias, Bourdieu e Bakhtin, por exemplo, habitus, esfera e ideologia; 5) Observar que a análise do fenômeno discursivo e linguístico ficou em segundo plano em relação ao ato social. Por fim, foi sugerido que a doutoranda revisasse o artigo a partir dos comentários dos colegas e o enviasse a uma boa revista da área para ser publicado.

A reunião encerrou-se às 18h.